Quando surge a notícia de que esta grávida são adoptados novos cuidados e novas rotinas a fim de garantir que a gestação corre pelo melhor. Os cosméticos usados não são excepção, mas calma, não precisa de ir a correr mudar todos os seus cremes e séruns.

Queda de cabelo na gravidez: mito ou verdade? Um dermatologista responde
Queda de cabelo na gravidez: mito ou verdade? Um dermatologista responde
Ver artigo

Embora não seja consensual entre os especialistas, há indicação de que determinados ingredientes-ativos devem ser evitados durante este período e/ou até durante a amamentação. Algumas indicações não se prendem com malefícios directos para o bebé, mas sim, porque a gravidez é um período em que a pele da mulher se pode encontrar mais sensível, sendo melhor ir por opções menos sensibilizantes.

Retinol

Conhecido pela sua ação (quase) milagrosa no tratamento de linhas de expressão, manchas e textura irregular e baça, o retinol tem somado fãs ao longo dos anos. No entanto, não é novidade que deve ser introduzido na rotina com alguma cautela, sobe o risco de irritação da pele o que pode aumentar durante a gravidez.

Acrescentamos à lista os retinóides, vitamina A (outro nome pelo qual é conhecido o retinol), tretinoin, isotretinon, retinol, retinal, retinaldehyde e retynil palmitate. Pode saber mais sobre o retinol, neste artigo.

Ácido salicílico

Usado principalmente no tratamento de acne, o ácido salicílico tem uma ação esfoliante que ajuda a diminuir a oleosidade da pele, ao mesmo tempo que combate a inflamação. Este pode ser encontrado em tónicos, séruns e cremes, aos quais deve estar atenta pois, tal como o retinol, sensibilizar a pele ou danificar a barreira cutânea. Contamos mais sobre este ingrediente, neste artigo.

Alfa-hidroxiácidos (AHA)

Pode não chegar lá através deste nome, mas se lhe falarmos dos ácidos glicólico, lático, cítrico, mandélico, talvez chegue lá. Todos eles fazem parte deste grupo de ácidos que tem uma ação esfoliante da camada superior da pele, quebrando a "ligação" das células mortas removendo-as. Usados para diminuir as marcas de acne, pigmentação e linhas finas, textura irregular, não são indicados para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis ou com rosácea, juntando-se à lista as grávidas.

Está grávida? Aprenda a fazer estes exercícios (super fáceis) de pilates
Está grávida? Aprenda a fazer estes exercícios (super fáceis) de pilates
Ver artigo
Toxina botulínica

Comumente chamado de botox, este injetável é desaconselhado durante o período de gestação, uma vez que ainda não existem estudos sobre a sua segurança durante este período.

Ftalatos

Presente em algumas lacas de cabelo e vernizes de unhas, este ingrediente já foi alvo de estudos no sentido de saber se é ou não prejudicial para o feto. Por essa razão, aconselhamos a estar atenta à lista de ingredientes a fim de perceber se está presente nos seus produtos para que os possa evitar durante este período.

Laser ou luz pulsada

Embora não se trate de um ingrediente-ativo, este procedimento é desaconselhado durante a gravidez.