Sorrir, falar, chorar, todas as nossas expressões faciais são resultado da forma como comunicamos. No entanto, também sabemos que com o tempo essas linhas de expressão se tornam cada vez mais acentuadas e, mais tarde, se transformam em rugas.
Se para uns as rugas não são um incómodo, outros preferem prevenir e combater algumas delas, mantendo uma aparência jovem e natural ao mesmo tempo. O chamado "bigode chinês" é um desses exemplos. E porque ainda há muitas dúvidas sobre se é possível ou não atenuá-lo, estivemos à conversa com a Dra. Rita Murad, especialista em harmonização facial e mentora da Murad Clinic, que respondeu a todas as questões sobre o tema, desde o aparecimento destas rugas aos procedimentos disponíveis para o seu tratamento.
O que é o bigode chinês?
O bigode chinês são as rugas do sulco nasogeniano, é uma ruga que se estende da base do nariz até os cantos dos lábios. Ele é uma das marcas causadas pelo envelhecimento, e tende a se tornar mais profundo com o passar dos anos.
Nos dias de hoje, existem, no entanto, medidas de prevenção e métodos de tratamento para combate e resolução para a situação que se podem começar a fazer a partir dos 20/25 anos (incluído na estética preventiva), pois a melhor forma de não o ter, é prevenir que apareça e atrasar ao máximo o seu surgimento.
Quais as causas para o seu aparecimento?
O bigode chinês surge por diversos fatores, sendo que este tipo de rugas fica cada vez mais profunda e mais visível. Este é um dos sinais de envelhecimento mais comuns após 30 ou 40 anos mas não estão puramente ligados somente ao fator de idade (devido à natural perda de elasticidade, colagénio, volume da pele e perda de gordura) podendo aparecer inclusive em pessoas mais jovens, devido à predisposição genética, emagrecimento rápido, depressão óssea, flacidez, má alimentação, tabagismo, maus hábitos de sono e falta de cuidados com a pele.
Há pessoas que tem mais propensão para o seu aparecimento?
Sim, a anatomia de cada um tem um papel importante assim geralmente pessoas que tenham perdido peso rapidamente, pessoas que fumem, que não tenham uma alimentação correcta e até mesmo a ausência de protecção solar faz com que o colagénio desapareça mais rapidamente surgindo então o tão conhecido bigode chinês.
Que procedimentos estéticos se podem realizar para eliminar o bigode chinês?
Não se elimina, não queremos isso porque fica artificial mas aliviamos. A forma mais rápida e eficaz de diminuir o bigode chinês é através de procedimentos estéticos, minimamente invasivos, como o preenchimento com ácido hialurónico. Mesmo para casos já bastante avançados, em que estas rugas de expressão estão bem vincadas, é possível obter resultados positivos e imediatos. Este procedimento atenua os sulcos nasogenianos, repondo o volume perdido, em várias zonas responsáveis por este sulco, o que lhe restitui um aspeto mais jovem e saudável.
Outro tratamento possível é a reposição de colagénio, para os pacientes que apresentam flacidez facial. Eles melhoram a sustentação da pele e ajudam a diminuir o bigode chinês são substâncias com efeito progressivo e gradual, que atuam aumentando as fibras de sustentação na pele.
Como escolhem que tratamento aplicar a cada cliente?
Será sempre necessário uma consulta de avaliação, onde fazemos uma anime-se e avaliamos a anatomia, ângulos, entre outros para podermos perceber a qualidade da pele, para aplicar o melhor tratamento possível. É sempre uma avaliação individualizada, visto que cada pessoa tem uma rosto diferente e necessidade distintas.
Que dele é o mais e menos invasivo? Qual a duração do procedimentos? Tem dor?
Na realidade todos os procedimentos são minimamente invasivos, não podemos dizer que um é menos que o outro. Se falarmos em tratamentos não invasivos, os hábitos de vida saudáveis aliados a uma Skin Care vão potencial a estimulação do sistema linfático, melhorar a circulação e e eliminar as toxinas que impedem a regeneração das células.
A duração dos procedimentos é cerca de 30 minutos, a aplicação destes tratamentos não são dolorosos, apenas pequenas sensações de picadas no rosto; é ainda possível, e se o paciente assim o desejar, aplicar um creme anestésico 30 minutos antes do procedimento, evitando até esse desconforto ou mesmo anestesia infiltrativa (como no dentista).
Quanto tempo demora até ver resultados?
Na aplicação de ácido hialurónico, os resultados são imediatos, sendo que falamos de uma estabilização de 15 dias. Em relação aos bios estimuladores atingem o pico após 3 meses da sua aplicação, contudo 1 mês já notam melhoras na qualidade da pele e uma pele muito mais luminosa.
Quais os cuidados a ter depois de cada procedimento?
Os cuidados após procedimentos são: aplicar proteção solar diária, não fazer exercício fisico intenso, ou seja, tudo o que faça suar e aumentar a temperatura corporal durante as próximas 48 horas assim como evitar fontes de calor ou exposição solar direta, não fazer massagens no local onde foi feita a aplicação, de resto será manter a rotina normalmente.
É necessário fazer uma manutenção dos tratamentos? Se sim, de quanto em quanto tempo?
A duração do ácido hialurónico é de 6-12 meses, mas estes podem variar, dependendo da condição da pele, áreas tratadas, quantidade de produto injectado e factores de modo de vida, como por exemplo, exposição solar e tabaco.
Em relação aos bios estimuladores os resultados são progressivos e graduais, porque dependem da resposta natural do organismo no que se refere à produção de colagénio. Geralmente são recomendadas 3 sessões anuais. O resultado dos Bioestimuladores pode durar aproximadamente 18 meses.
Que gestos podemos ter na rotina diária para evitar o surgimento do bigode chinês?
Devemos manter uma boa rotina de cuidados de rosto com produtos adequados à nossa pele e fazer massagens com movimentos circulares de forma a melhorar a nossa circulação, hidratação é a chave. Manter hábitos de vida saudável e usar proteção solar é muito importante. Outra dica é fronhas de seda e dormir de barriga para cima.
Qual a média de valores destes procedimentos estéticos?
A média para aplicação de ácido hialurónico é de 250-300€ e os bios estimuladores podem em média 250-500€.
Comentários