O que acontece nesta altura do ano e com estas condições atmosféricas? A pele fica mais seca e descamada, desidratada e sensível. Pode mesmo existir a sensação de prurido e as partes mais expostas às agressões, como o rosto e as mãos, ficam mais vulneráveis.

Desta forma, é comum os lábios ficarem gretados e as mãos ásperas, e para que tal não aconteça, siga alguns cuidados básicos.

Na hora do banho, prefira duches rápidos em vez de banhos de imersão. Deve sempre usar água morna, uma vez que a água quente desidrata a pele. Quanto aos produtos que decidir usar na sua pele, verifique antes o rótulo e dê preferência aos que respeitem o pH fisiológico da sua pele — 5,5. No final do duche, aplique o seu creme ou loção emoliente e hidratante.

#BodyShaper: prepare-se para um outono e um inverno com saúde
#BodyShaper: prepare-se para um outono e um inverno com saúde
Ver artigo

Outra dica que lhe deixo é fazer uma esfoliação uma vez por semana, de forma a eliminar as células mortas. Prepare numa taça 1 colher de sopa de cafe moído, 1 colher de sopa de sal grosso e gel de banho q.b.. De seguida, misture tudo até obter uma mistura homogénea e passe no corpo com massagem em movimentos circulares. Massaje durante cerca de 10 minutos. Retire com água e aplique o seu creme habitual.

Na escolha dos produtos que decida adquirir, veja o mais adequado ao seu tipo de pele e qual o indicado para a zona onde pretende aplicar (rosto, corpo, mãos e/ou pés). Se tiver tendência a alergias ou a pele muito seca, opte por produtos sem perfume e que sejam enriquecidos com aloé vera, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de amêndoas doces ou óleo de gérmen de trigo.

Já no caso de praticar desporto ao ar livre, ou se fizer apenas caminhadas, não se esqueça de aplicar sempre o seu protetor solar, pois mesmo em dias nublados ou cinzentos, a pele deve estar protegida.

Para os seus lábios, deve escolher um batom ou bálsamo para o cieiro. Se eles ficarem gretados ou tiverem essa tendência, repita a aplicação várias vezes ao dia.

#BodyShaper: sabe se faz retenção de líquidos?
#BodyShaper: sabe se faz retenção de líquidos?
Ver artigo

Depois, nunca esqueça as suas mãos. Aconselho o uso diário de creme hidratante, principalmente agora que usamos imenso álcool gel. Colocar creme nas mãos deveria ser um ritual diário de Beleza, que infelizmente muitas mulheres esquecem. No mercado já existe, também, álcool gel com aloé vera e 'tea tree oil', por isso procure online ou em farmácias. O aloé vera hidrata e regenera a pele, enquanto o 'tea tree oil' é um antifungicida e bactericida. Se sentir necessidade, use luvas.

Quanto à pele do contorno ocular, por ser muito fina e sensível, deve ser hidratada de manhã e à noite com um produto específico, e sempre com muita delicadeza ao aplicar.

Para finalizar, nunca se esqueça que um estilo de vida saudável faz toda a diferença, ou seja, uma alimentação equilibrada, uma adequada ingestão de líquidos e a prática de exercício físico também ajudam a nutrir a pele. E sendo esta uma época em que temos uma menor sensação de sede, bebemos menos líquidos, o que não é favorável para um corpo são, pois existe uma redução da hidratação celular da sua pele.

Se a sua pele apresentar vermelhidão, descamação, irritações ou frieiras, não deixe de consultar um médico dermatologista. Desejo-lhe um feliz inverno e mantenha o equilíbrio na sua vida e na sua pele.

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda