Cada um é livre de fazer o que bem entender com os seus pêlos. Há quem prefira depilar, deixá-los estar bem visíveis ou então torná-los mais discretos. Neste último caso, a solução passa por descolorar os pêlos, uma tendência que esteve em alta nos anos 90 e que continua a ser uma alternativa fácil e prática para homens e mulheres que se incomodam com os pêlos, mas não se querem depilar.

Porque é que algumas mulheres têm pelos no queixo? Uma dermatologista responde
Porque é que algumas mulheres têm pelos no queixo? Uma dermatologista responde
Ver artigo

O processo é o mesmo que ocorre quando descoloramos o cabelo. A diferença, no entanto, é que o produto atua diretamente na pele e, portanto, é necessário ter certos cuidados. Apesar de ser um procedimento estético que não traz riscos à saúde, algumas pessoas com a pele mais sensível, podem apresentar irritação na pele e reações alérgicas.

O recomendado é que antes de aplicar o produto em todo o corpo, seja feito um teste de contacto, que consiste em aplicar uma pequena quantidade do produto no antebraço e aguardar por 15 minutos e, caso não haja reações, é seguro fazer a descoloração dos pêlos.

Também é fundamental a pele estar bem hidratada dias antes de aclarar os pêlos, para tornar o processo menos invasivo. O mesmo se aplica para depois da descoloração, já que o produto tende a deixar a pele mais seca. Deve evitar fazer em áreas mais sensíveis ou que estejam irritadas ou magoadas, pois poderá causar ardor.

O mais seguro é fazer o processo em locais à sombra, como no interior da casa, pois expor-se ao sol com o produto na pele não é recomendável. O próprio calor do corpo já é suficiente para acelerar o processo químico da descoloração.

Consegue encontrar o pó descolorante e a água oxigenada em lojas profissionais e em supermercados com kits já prontos a usar. Se é inexperiente, aconselhamos a informar-se com as profissionais e a ler sempre as instruções de cada embalagem.

Veja aqui os kits de creme descolorante que pode utilizar: