O que têm em comum Cátia e Inês? Têm a paixão pela cosmética e uma página de skincare em conjunto. Conheceram-se na faculdade, no curso de Farmácia da Escola Superior de Saúde do Porto, mas a amizade só surgiu quando começaram a trabalhar juntas na mesma farmácia da Cidade Invicta.

Em 2019 nasceu o SkinCoach, um projeto que vai além do balcão da farmácia, e que já conta com mais de 8000 seguidores no Instagram.

“Queríamos um espaço que deixasse as pessoas à vontade, para tirarem dúvidas e onde ao mesmo tempo tivessem conhecimento das novidades de skincare, de uma forma transparente e profissional, como fazemos na farmácia. Não nos limitamos a dizer 'Este produto é fantástico, cheira bem, a textura é incrível', mostramos os efeitos que os produtos podem ter e para quem são recomendados”, explicam.

A vantagem de trabalhar em equipa é poder oferecer o melhor de dois mundos. A Inês é uma ávida consumidora da cosmética coreana, enquanto que a Cátia é fã de fórmulas mais minimalistas. Diferentes gostos conduzem a diferentes pontos de vista e a uma maior diversidade de produtos, mas sempre com um único objetivo: ensinar as pessoas a cuidar da sua pele. “E quando se trata de um aconselhamento, conseguimos rapidamente encontrar uma posição comum, ao analisarmos uma pele, o seu tipo e as suas necessidades, conseguimos sempre chegar a conclusões idênticas”, afirmam.

Segundo as farmacêuticas, o SkinCoach não é só um espaço para mostrar as novidades de cosmética. É também um sítio onde podem explicar o que cada pele necessita, com tempo e de forma mais aprofundada do que num aconselhamento presencial.

As páginas de skincare são uma realidade cada vez mais presente no digital, e mais do que sentirem a “obrigação” de partilhar conteúdos rigorosos, sentem que é o seu papel enquanto profissionais de saúde. “Uma das maiores dúvidas que recebemos é saber como tratar acne/manchas/rugas com um único produto milagroso. E isso não é possível! Cremes e séruns não tratam tudo, e por muito especialista que alguém seja em cosmética, não substitui uma avaliação realizada por um médico dermatologista. É um conselho que damos quando nos deparamos com situações que vão além do que podemos ajudar”.

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“Há espaço para todo o tipo de conteúdo nas redes sociais, mas fazemos sempre de tudo para que ninguém olhe para uma novidade e a queira comprar só porque falamos dela. Primeiro queremos que as pessoas identifiquem as necessidades da sua pele e sejam autónomas na escolha do que devem usar”.

Diariamente esclarecem dúvidas dos seus seguidores e desconstroem ideias pré-concebidas, e é por essa mesma razão que esperam ver o projeto ganhar asas e a chegar a mais pessoas. “Nunca recusamos um pedido de ajuda e fazemos atendimento personalizado a quem nos contacta directamente.  Adorávamos poder criar um espaço físico para serviços de consultoria, workshops e formações”.