Foi há dois anos atrás que Nick Axelrod, ex-editor da Elle e co-fundador do site Into the Gloss, e Randi Christiansen, que trabalhou durante mais de 15 anos no grupo Estée Lauder, se juntaram para desenvolver o conceito de uma nova marca de beleza. Esse projecto, que seria baptizado de Nécessaire, acaba agora de ser lançado e promete transformar-se numa das marcas mais desejadas das redes sociais.

Com o objectivo de repensar os produtos que usamos no nosso corpo, Axelrod e Christiansen quiseram, desde o início, criar fórmulas saudáveis e amigas do ambiente. Embora hoje em dia a cosmética natural seja uma tendência cada vez maior, os fundadores da marca sentiam que não existiam no mercado opções igualmente saudáveis em termos de cuidados corporais, e porque haveríamos de aplicar no resto do corpo algo que nos recusamos a utilizar no nosso rosto? Com isso em mente, desenvolveram uma lista de ingredientes que nunca serão utilizados nos produtos da marca (que inclui parabenos, silicones, álcool que possa secar a pele, formaldeído e alcatrão de carvão, todas substâncias ainda hoje muito utilizadas na cosmética).

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Embora os fundadores não gostem de dizer que a marca é “natural” (segundo Axelrod, o termo acabou por ser banalizado e é hoje utilizado tanto por marcas que são efectivamente naturais, como por aquelas que estão longe de o ser), a maioria dos ingredientes nos seus produtos são, de facto, naturais: ácidos de ómega 6 e ómega 9 para hidratação, antioxidantes como as vitaminas C e E, e óleos naturais como o de marula para proteger a pele fazem parte das composições de vários produtos.

E por falar em produtos, a Nécessaire arrancou com apenas cinco: três géis de banho (um sem fragrância, um com aroma de eucalipto e outro com cheiro a sândalo), uma loção hidratante para o corpo, também livre de fragrância e de rápida absorção, e um lubrificante à base de aloé vera (sim!), chamado Sex Gel, também ele fragrance-free. A decisão de incluir produtos virados para as práticas e necessidades da vida sexual de cada um veio de encontro à filosofia de uma marca completamente dedicada ao corpo. “Nós pensámos que a marca deveria incluir todo o tipo de coisas relacionadas com o nosso corpo", explicou Christiansen à Fashionista. “Seja sexo, seja depilação, seja tratamentos para o rosto”.

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As embalagens são minimalistas e, à semelhança dos produtos, completamente unisexo. O design foi pensado de forma a que qualquer frasco ficasse bem quando exposto na casa-de-banho, como se fizesse parte da mobília. A Nécessaire tornou ecológico todo o processo de embalar e enviar os produtos, e faz questão de ser 100% transparente com os clientes quanto ao progresso que vão fazendo a caminho da sustentabilidade. As caixas são feitas com materiais 100% recicláveis, mas os fundadores ainda estão à procura de uma solução mais sustentável para as embalagens de plástico.

Esta transparência é cada vez mais bem-vinda (e mais exigida) pelos consumidores de beleza, e a Nécessaire acaba de nascer, mas já é um exemplo. Por enquanto, a marca só está disponível nos Estados Unidos, mas mal podemos esperar para que chegue a Portugal.

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