Susana Chaves
Diretora Miranda

Produto do ano
Mais do que um produto em 2019, houve uma categoria na cosmética onde senti uma evolução muito significativa: nas bases. Nos últimos anos já se tem vindo a verificar a passagem da base meramente de maquilhagem para uma base que também “trata”, “protege” e dá uma experiência sensorial única. Em 2019 senti um salto muito grande neste tipo de avanço quer a nível de texturas como de resultados de maquilhagem que também tem reflexos na qualidade da pele. A L’Essentiel da Guerlain, a Teint Perfect Skin da Lierac, a Flash Nude da Filorga, Teint Couture da Givenchy, a Fond de Teint Correcteur Invisible da Eisenberg, a Synchro Skin Self Refreshing Foundation da Shiseido, a Phyto Teint Ultra Éclat, a Eau de Teint da Chanel… foram realmente muitas e boas as bases que apareceram em 2019. Penso que vamos ver coisas ainda melhores nos próximos anos onde a barreira entre maquilhagem e tratamento ainda se vai esbater mais.

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
Base L'Essentiel, € 57,80, Guerlain na Perfumes & Companhia

Produto da década
Nos últimos dez anos, mais uma vez, não foi bem um produto mas sim toda uma mudança de paradigmas não só na cosmética mas também na medicina estética (que, no meu entender, vai rivalizar cada vez mais com a cosmética clássica). O surgimento de novas “pequenas” marcas a fazer frente às “grandes” Casas, muitas com democratização de preços, de género, de posicionamento, de acessibilidade/facilidade de compra foi algo que marcou estes anos pois, além destes elementos, muitas tem provado oferecer a qualidade e o compromisso que prometem (outras não… mas isso fica para outro tema). Isto levou a que também as marcas que tinham o domínio do mercado se tivessem de reinventar… algumas de forma desastrosa (grandes grupos encerraram marcas incríveis e/ou viraram-nas do avesso para agradar a millenials e gen-z…), outras de forma brilhante.
A par da cosmética, também a medicina estética evoluiu de forma drástica e os procedimentos minimamente invasivos têm melhorado quer a sua performance em termos de resultados (no more duck-faces, please…), de formas de aplicação menos dolorosas, preços mais acessíveis e, sobretudo, maior transparência no avaliar da confiança e credenciais dos profissionais que a praticam. Daqui a outros 10 anos teremos todos menos rugas, seguramente!

Carolina Adães Pereira
Editora Beleza Elle Portugal

Produto do ano
O Clinique ID foi uma das maiores surpresas de 2019 para mim. As pessoas estão mais atentas, têm acesso a mais informação e estão mais exigentes. É muito interessante perceber que há marcas que também estão atentas a estas mudanças e que se tentam adaptar às necessidades dos consumidores; principalmente quando está em causa reinventar um produto de culto como o hidratante Dramatically Different. Primeiro surgiram duas novas texturas para tipos de pele diferentes e agora a Clinique criou a possibilidade de personalizar este hidratante de rosto às nossas necessidades de uma forma muito acessível e divertida até. Primeiro escolhe-se a base indicada para o tipo de pele si e depois escolhe-se o ativo concentrado consoante a particularidade da sua pele que quer tratar. Há 15 combinações possíveis, no total. Estou muito entusiasmada para ver como outras marcas de beleza vão desenvolver este conceito de produtos personalizados.

Produto da década
Não me consigo lembrar de nenhum produto que tenha dado origem a tantas versões como a Naked da Urban Decay. Aliás, dizem que é vendida uma destas paletas a cada cinco segundos em todo o mundo, para não falar das milhares de cópias e inspirações que existem por aí. Apesar da paleta original ter sido descontinuada há um ano (até teve direito a um obituário todo bonito por parte da marca), é indiscutível a forma como mudou a Naked democratizou a utilização de sombras de olhos nude quer como opções rápidas e simples para o dia a dia ou como alternativas super elegantes um look noturno.

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
Paleta de sombras Naked 2, € 57,90, Urban Decay na Sephora

Luiza Souza
Editora Sénior de Beleza e Bem-estar Vogue Brasil

Produto do ano
Acho que o Baume Essentiel da Chanel foi um dos tops do meu ano... por ser um balme multifuncional ótimo para dar à pele um iluminado bem natural, também legal de aplicar nos olhos para uma textura bacana (uso por cima de alguma sombra) e até nos lábios. Já não vivo mais sem ele!

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
Stick multi-funções Baume Essentiel, Chanel

Produto da década
água micelar da Bioderma! A melhor invenção para tirar maquiagem pesada (ou leve) dos olhos, como a sombra, máscara de pestanas, etc.

Joana Moreira
Editora de Beleza Vogue Portugal

Produto do ano 
Por ser um multiusos, um salva vidas, o  o sérum Advanced Night Repair Intense Reset Concentrate da Esteé Lauder. Para quem testa mil e um produtos de beleza há sempre o perigo de de quando em vez ficar com a pele irritada, e esta é a opção mais luxuosa para quando a pele exige um produto calmante e em nada sensibilizante. Aplico à noite, sempre que acho necessário, depois do sérum de tratamento, ou mesmo a solo.

Produto da década
Escolho a Foreo (qualquer uma), por ter sido capaz de revolucionar a forma como limpamos a pele, associando lhe a questão da massagem, o que faz do momento de limpar a pele um gesto (além de necessário) prazeroso! Além disso, foi um produto capaz de estimular mais pessoas a interessar se pela limpeza da pele, e isso, por si só, é já um marco.

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
Luna 2 Sensitive Skin, € 169, Foreo na Douglas

Mariana Nave
Editora Beleza Saber Viver

Produto do ano
Foram muitos os produtos que me surpreenderam ao longo de 2019 mas penso que não posso deixar de referir o Mémoire d’une Odeur de Gucci. Além da marca ter criado uma nova família olfativa, a mineral aromática, é o primeiro perfume sem género (algo que já era necessário há muito tempo).

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
Mémoire D'Une Odeur, Eau de Parfum, 60 ml, € 87, 35, Gucci na Perfumes & Companhia

Produto da década
Quando penso nas grandes inovações da última década, o que mais me surpreendeu não foi um produto mas sim uma marca: Fenty Beauty. Merece uma menção honrosa pela sua capacidade de ouvir e perceber aquilo que as mulheres procuravam, sem nunca deixar de corresponder às suas expectativas. Isto não só em termos de qualidade, como variedade de produtos e tons disponíveis.

Carolina Silva
Editora de Beleza Máxima

Produto do ano
Não sendo um lançamento específico de 2019, uma vez que foram algumas as marcas com preocupações ambientais nos anos anteriores a desenvolver produtos sem ingredientes nocivos para a natureza, este foi o ano em que se sedimentou a preocupação pelos oceanos, e pelo impacto de alguns ingredientes inseridos nos protetores solares. A formulação de protetores solares mais conscientes neste aspecto foi extremamente positiva este ano, sendo várias as marcas dignas de referência, tanto na galénica, quanto na eficácia e na consciência ecológica. É o caso dos protetores solares da Caudalíe, da Comfort Zone, entre outros.

Produto da década
Num universo em constante superação como o da cosmética, eleger um produto numa década é extremamente difícil. Mais do que os produtos em si, os últimos dez anos foram preenchidos com tecnologias inovadoras, tendências surpreendentes e movimentos que vieram para ficar. É relevante falarmos do avanço dos lasers, com resultados impressionantes na cicatrização e uniformização da pele; da beleza coreana que emergiu nos mercados ocidentais a uma velocidade espantosa; e da crescente necessidade de transparência dos produtos que utilizamos. A maquilhagem aperfeiçoou-se para ser um complemento de tratamento e não apenas de embelezamento e muitos foram os cremes lançados com resultados fantásticos. Dito isto, um dos produtos mais surpreendentes da década foi o o BB e CC Cream que surgiu e permaneceu na rotina diária de muitas mulheres, para simplificar a mesma. É um multitasker com a capacidade de tratar, uniformizar e embelezar a pele, e é já um indispensável de beleza. De referir o CC Cream da Chanel com uma cobertura perfeita, e o BB Cream da Erborian, que acrescenta uma luminosidade saudável ao rosto.

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
CC Cream, € 63, Chanel na Perfumes & Companhia

Alex Steinherr
Jornalista de Beleza e ex Diretora de Beleza Glamour UK

Produto do ano
Eu diria o sérum Advanced Night Repair Intense Reset Concentrate da Esteé Lauder. A pior tendência deste ano para mim foi o uso excessivo de produtos e a esfoliação excessiva, o que faz com que a pele sofra inúmeras reações, entre eles, o acne. A chave para uma pele saudável é uma barreira que funciona a 100% e este sérum ajuda essa mesma barreira, acalma a inflamação e irritações.

Os produtos que mais surpreenderam as especialistas de Beleza (em 2019 e na última década)
Concentrado Regenerador Intenso Advanced Night Repair, € 84,90, Estée Lauder na Sephora

Produto da década
O lançamento da The Ordinary. Virou completamente a indústria da Beleza de pernas para o ar. O fundador Brandon Truaxe foi um verdadeiro inovador e  disruptor, este mostrou que é possível ter produtos de Beleza de qualidade a preços razoáveis e isso é surpreendente e maravilhoso para mim.