A secura vaginal, também conhecida como atrofia vaginal, é uma condição comum que afeta muitas mulheres em diferentes etapas das suas vidas. Isso acontece devido à diminuição da ação dos estrogénios sobre os tecidos genitais, levando a sintomas como secura e falta de lubrificação natural, irritação, comichão, desconforto durante a relação sexual e até mesmo hemorragias.

Sabe qual é o tecido das cuecas mais apropriado para a saúde íntima? Uma ginecologista dá-nos a resposta
Sabe qual é o tecido das cuecas mais apropriado para a saúde íntima? Uma ginecologista dá-nos a resposta
Ver artigo

É verdade que a secura vaginal é um problema que afeta, sobretudo, as mulheres depois da menopausa, pois a produção de estrogénios diminui drasticamente, mas não só. Também as mulheres jovens podem sofrer de secura em casos como por exemplo, tratamentos de quimioterapia, cirurgia aos ovários, pós-parto ou durante a amamentação, medicamentos, entre outros.

Se está a passar por algum desses momentos não pense que é o fim do mundo. Existem várias soluções para o problema, desde cremes, géis, lubrificantes e, claro, deve sempre aconselhar-se com um médico ginecologista, pois há muitas outras opções que podem ajudar a aliviar os sintomas.

A Miranda reuniu um conjunto de 10 produtos destinados a todas as mulheres que procuram aumentar o conforto e o bem-estar íntimo. Dos cremes aos géis, estes cuidados prometem hidratar gentilmente, respeitando o ph natutal da zona íntima. Ajudam também a aliviar a secura e a comichão, e prolongam a lubrificação da vagina durante as relações sexuais, para que possa melhorar a qualidade de vida.

Secura vaginal: 10 produtos para hidratar a zona íntima e aliviar o desconforto