Depilar ou não depilar, eis a questão. Se por um lado se vivem tempos de celebração e aceitação da individualidade e da diferença — a monocelha de Frida Kahlo é um perfeito exemplo — também é certo que haverá sempre margem para melhorar o que está reflectido no espelho.

O que é

Apesar de a palavra ser inglesa – threading – a origem da técnica centenária vem do Médio Oriente e do sul da Ásia. O conceito assenta num princípio simples: utilizar apenas um fio 100% de algodão para remover o pêlo desde a raiz – mais especificamente desde o folículo, uma zona mais profunda que a superfície da pele. Através da torção do fio enrolado que, preso entre os dedos, desliza na pele, os pêlos vão sendo extraídos em linha.

Mais do que respeitar normas ou padrões auto-impostos, as sobrancelhas são, caindo no incontornável cliché, a moldura do rosto. Para as tornar perfeitas, há aliados de peso clássicos, como a cera, as pinças, os lasers que prometem dizer bye bye para sempre aos pêlos (daqueles sem hipótese de reconciliação), ou então... o threading.

Vantagens

Com uma durabilidade que pode ir de três a quatro semanas, conforme o crescimento do pêlo, uma das principais vantagens do método é do ponto de vista sanitário. "Não são usados produtos agressivos para a pele, e no fim de cada utilização o fio vai para o lixo, nunca sendo reutilizado", revela Filipa Muñoz de Oliveira, CEO e fundadora da Wiñk.

Além disso, "é mais delicado para a pele, não permite que ocorram irritações, vermelhidão e lesões nas zonas depiladas, não há risco de queimadura, não deixa marcas, [é] ideal para peles sensíveis", continua.

Cinco produtos para cuidar das sobrancelhas

Já Conceição Santana, formadora de threading na Academy Beauty School, atenta noutra vantagem: "Conseguimos fazer a eliminação do pêlo extraindo pela raiz, mesmo em peles sensíveis e em sítios que são complicados de fazer por terem muita sensibilidade".

A profissional sublinha ainda o "efeito quase de peeling, tem um efeito suave na pele, que fica tipo pêssego". A depilação com linha "vai retirando suavemente as camadas de pele que estão à superfície", tornando-se ideal para "desencravar pêlos, graças ao efeito de esfoliação da linha. Ajuda a desencravar o próprio pêlo que está na superfície da pele."

A definição das sobrancelhas é também um ponto no qual ambas concordam: "É uma técnica perfeita para conseguir delinear a nível de sobrancelha, porque conseguimos com a linha retirar mesmo aquela penugem mais pequena, mais fraca, e é mais fácil fazer a modelagem da sobrancelha", diz Conceição.

Devolver a cor aos cabelos brancos? Onde me inscrevo?
Devolver a cor aos cabelos brancos? Onde me inscrevo?
Ver artigo

Desvantagens

Manobrar o fio e fazê-lo com precisão pode revelar-se um processo complexo, pelo que deve ser feito por um profissional. "Um threading na pele não é conveniente fazermos a nós próprias", explica a formadora. "Vemos muita coisa no Youtube, mas há riscos, exige uma linha específica que seja 100% de algodão, de outro modo corremos o risco de lesionar a pele", alerta.

Além disso, não é ideal para grandes áreas da superfície da pele, uma vez que "demoraria muito tempo", justifica. Ou seja, é adequado para as sobrancelhas, zona que tomará cerca de 15 minutos, mas não para zonas maiores do corpo, como as pernas.

Cuidados a ter

"Como em qualquer dos métodos de epilação, não deverá haver exposição solar" tanto antes como depois do procedimento, explica Conceição, que aconselha ainda a utilização de "um bom hidratante e protector solar" após o threading.

Também na Wiñk, Filipa explica que usam sempre um gel calmante de aloé vera após a depilação. Mas há outros cuidados que são imprescindíveis, como "evitar colocar logo de seguida maquilhagem, dado que os poros estão muito abertos e podem entrar impurezas para a pele, que depois podem fazer borbulha", alerta.