Quantas vezes deixou de usar sapatos novos com receio de fazer bolhas? Eu também! Sabrinas ou até sapatilhas são os principais alvos, mas, felizmente, encontrei a solução para acabar com esse sofrimento. E tudo o que precisa é de um pequeno produto que até pode ir consigo na carteira. Mas comecemos pelo princípio.

Festas ou casamentos? 6 palmilhas super confortáveis para não sofrer com os saltos altos
Festas ou casamentos? 6 palmilhas super confortáveis para não sofrer com os saltos altos
Ver artigo
Como se formam as bolhas nos pés?

Quando estreamos um calçado novo, especialmente sapatos altos, sandálias, sabrinas, loafers ou sapatilhas, estes ainda não estão adaptados aos seus pés, podendo levar ao aparecimento de bolhas. Estas surgem devido à fricção e ao atrito constante da pele com o sapato. Mas existem outros fatores que favorecem a sua formação, como pés suados e inchados, daí serem mais comuns no verão ou quando faz longas caminhadas. O mesmo se aplica a pés muito secos, em que a pele está mais sensibilizada e susceptível a lesões.

O meu segredo infalível para prevenir as bolhas

No verão passado, depois de caminhar cerca de 15 km por dia, as minhas amiguinhas decidiram surgir ameaçando estragar as férias. Numa passagem pela farmácia para comprar pensos para as bolhas, deparei-me com o Stick Anti-Fricção da Compeed e decidi testar com o objetivo de prevenir futuras bolhas. Foi amor à primeira utilização.

Quando sei que determinado calçado é susceptível à formação de bolhas, aplico o stick nas mesmas (por norma, acima do calcanhar ou de lado) e a verdade é que posso andar um dia inteiro, sem sinais de vermelhidão ou pele fragilizada. Volta e meia trago-o comigo na carteira, mas nunca senti necessidade de "retocar" o produto. Aconselho-o a todas as minha amigas.

Como tratar as bolhas?

Ao primeiro sinal de desconforto e vermelhidão, se possível, deve trocar de calçado ou aplicar um penso para bolhas, evitando a frição e irritação nesse local. Caso esta já se tenha formado, deve lavar a região e seguir os mesmos passos mencionados anteriormente. Não deve rebentá-las para evitar infeções. Mas se não for a tempo, utilize sabão neutro para efetuar a lavagem e quando se voltar a calçar utilize os pensos próprios para o efeito.