O seu nome foi inspirado no Drácula, e quando vemos fotografias percebemos logo porquê: o principal elemento deste tratamento é... o sangue. Depois de celebridades como Kim Kardashain e Bar Rafaeli partilharem imagens dos seus rostos ensanguentados nas redes sociais, o mundo ficou intrigado com o Vampire Facial. O que é, como funciona e porque é que funciona? A Dra. Cristina Santos Silva, da SkinLife Beauty Clinic, esclareceu todas as nossas dúvidas.

A origem do nome

O tratamento é também conhecido comercialmente como Vampire Facial ou Vampire Facelift, principalmente nos Estados Unidos. "Esta designação deriva da obra literária de Bram Stocker, Drácula, onde o sangue é usado como elemento rejuvenescedor e inibidor do envelhecimento."

O que é?

O Vampire Facial, ou a Bioestimulação com Plasma Rico em Plaquetas (PRP), é “um tratamento natural e fisiológico que utiliza as proteínas e factores de crescimento da própria pessoa, que são selecionados, concentrados e aplicados para melhorar a saúde da pele e reparar os danos produzidos pelo passar do tempo. Chamamos-lhe Bioestimulação, porque vai estimular e potenciar as atividades biológicas normais dos tecidos.”, explicou a Dra Cristina Santos Silva.

Como funciona?

Segundo a especialista, este tratamento promove a produção de colagénio e a regeneração da pele: “Os diferentes factores de crescimento activamente segregados pelas plaquetas activam e promovem a proliferação dos fibroblastos e consequentemente estimulam a síntese de novo colagénio, elastina e ácido hialurónico, promovendo a regeneração da epiderme - e ainda melhoram a microcirculação.”

Quais são os benefícios?

“Os benefícios imediatos são visíveis em termos de luminosidade e saúde da pele, a textura, as rugas, o tónus e o efeito tensor surgem naturalmente ao longo das semanas seguintes”, esclareceu.

Para quem é aconselhado?

Este é um tratamento aconselhado para todos os tipos de pele e de todas as idades, incluindo peles jovens com acne ou com marcas de acne, porque é benéfico graças à sua acção anti-inflamatória e regeneradora. “Enquanto tratamento de rejuvenescimento pode ser usado como preventivo numa pele mais jovem, retardando e evitando o aparecimento de rugas e perda de firmeza, ou como tratamento de rejuvenescimento numa pele mais madura.”

Como funciona todo o processo?

Vamos por partes:
1. É feita a colheita de sangue, do braço do próprio utente, como num exame de sangue comum; o sangue é centrifugado num aparelho biomédico denominado centrífuga; após a centrifugação visualiza-se claramente que o sangue total está separado em três frações: uma celular (contendo células vermelhas), uma de plasma rico (alta concentração) em plaquetas, e outra de plasma pobre em plaquetas.
2. É retirado o plasma rico em plaquetas (PRP) para uso.
3. Após activação e preparação aplica-se através de microneedling e de múltiplas punções com uma agulha muito fina.
Todo o procedimento é efectuado com material esterilizado e descartável, não havendo quaisquer riscos de contaminação.

Existem várias fases de tratamento?

“Os estudos clínicos baseiam-se em 3 sessões inicias espaçadas aproximadamente um mês e, como manutenção, tratamento de seis em seis meses.”

É preciso ter cuidados específicos com a pele?

Segundo a especialista, não é necessário ter cuidados especiais antes do procedimento por “não ter contraindicações e ser absolutamente seguro.” Após o tratamento, “a pele apresenta-se bastante vermelha, sendo a aplicação de protector solar é altamente recomendável.”

#DoutoraFeliz: quando chegamos aos 30
#DoutoraFeliz: quando chegamos aos 30
Ver artigo

Mas afinal… será que funciona?

Tudo indica que sim, até porque o Vampire Facial não é o primeiro tratamento que faz uso do Plasma Rico em Plaquetas. “O PRP é utilizado em diversas áreas da medicina graças à sua capacidade de promover a regeneração e a cicatrização. Tem sido usado nas áreas de cirurgia oral, ortopedia, na regeneração de tendões e tecidos e apresenta inúmeros estudos clínicos que confirmam a sua eficácia”, concluiu a Dra. Cristina Santos Silva.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram