Franjas mergulhadas em glitter, flores nas maçãs do rosto e testas cintilantes. A Semana da Moda é sempre uma explosão de criatividade - seja na roupa, ou em Beleza -, e a mais recente Semana de Alta Costura em Paris não foi diferente. Descubra os nossos visuais favoritos, em baixo.

As lágrimas de Pierrot

"Para este look, Maria Grazia Chiuri (directora criativa da Dior) queria algo entre o punk e o circo, um visual intenso e um pouco bagunçado", explicou Peter Philips, director de imagem da Dior Make-Up, à Harper's Bazaar.

Marie Antoinette e David Bowie inspiraram a Beleza romântica no desfile de Alta Costura da Chanel
Marie Antoinette e David Bowie inspiraram a Beleza romântica no desfile de Alta Costura da Chanel
Ver artigo

O resultado final foi um look teatral e inspirado em Pierrot, o famoso palhaço triste. Philips usou três eyeliners para criar o visual, esborratando-os depois para criar o desejado efeito punk. A pele manteve-se natural, assim como os lábios, que levaram apenas uma camada de lipgloss para um aspecto mais volumoso. Em termos de cabelos, foram completamente cobertos por toucas cintilantes, sendo a rede sobre o rosto o toque final no visual circense.

Testa disco

A loucura do glitter que invadiu as Semanas da Moda da estação passada não diminuiu nas novas colecções de Alta Costura. Exemplo disso é a maquihagem em Givenchy, que, pela mão de Pat McGrath, cobriu a parte de cima dos rostos de várias modelos em glitter prateado.

À semelhança de Dior, o resto do look manteve-se mais discreto, deixando os olhos (literalmente) brilhar.

São flores, senhor

As flores no cabelo não foram um fenómeno exclusivo do desfile da Chanel. Em Alexis Mabille, a equipa de Beleza liderada por Lloyd Simmonds (na maquilhagem) e Beppe D'Elia (nos cabelos) usou tons néon nos olhos, mas em vez de escolherem um visual gráfico ou dramático, optaram por esbatê-las para um efeito mais suave.

As flores foram colocadas ao longo da linha do cabelo e das maçãs do rosto das modelos, para um resultado final feminino e delicado.

Franja + glitter

Se quiser fazer algo de diferente com a sua franja, inspire-se nos cabelos no desfile de Iris Van Herpen - franjas cortadas a direito e mergulhadas em glitter, criadas por Martin Cullen para acompanhar a maquilhagem minimalista de Terry Barber. O visual "ultra bege" foi conseguido utilizando apenas o Waterweight Concealer e o Pure White Chromaline, ambos da MAC.

Estátuas alienígenas

O primeiro desfile de Alta Costura da Balmain em dezasseis anos tinha de ser algo do outro mundo. O branco, uma das principais cores da colecção, esteve também presente nos cabelos e na maquilhagem, que se cobriram totalmente neste tom (pestanas e sobrancelhas incluídas). O resultado? Um look meio alienígena que serviu de tela para as silhuetas exuberantes que foram apresentadas.

Pintura de guerra

Para acompanhar a colecção extremamente colorida da Maison Margiela, as modelos desfilaram com perucas e acessórios, muitos deles feitos à mão por escultores e especialistas de embalagens industriais.

Misturando referências do punk e do grunge, o hairstylist Eugene Souleiman encheu de produto os cabelos de vários modelos, de forma a dar-lhes um aspecto molhado e oleoso e moldando-os à volta do rosto. As perucas tinham mil e uma cores fluorescentes e diferentes penteados. Na maquilhagem, Pat McGrath criou o efeito de máscara/fita branca sobre os olhos dos modelos, aplicando pigmento branco mate de uma têmpora à outra. A pele era sempre luminosa, graças aos iluminadores da conhecida marca da maquilhadora.

Olhar de plumas

Outro backstage dominado pela equipa de Pat McGrath foi o da Valentino, onde algumas modelos desfilaram com plumas coloridas em redor dos olhos. A makeup up artist pintou os olhos das modelos com eyeliner preto, as pestanas com a nova máscara FetishEyes, e depois colocou várias plumas para um efeito tipo ave do paraíso. Noutras modelos, McGrath pintou flores em tons pastel ao longo das têmporas e maçãs do rosto, cobrindo-as com um véu de glitter.

Em termos de cabelo, Guido Palau manteve os looks simples e clássicos, penteando cabelos curtos e compridos para trás, com risco ao meio.