Barrigas encolhidas até à apneia, pele e celulite disfarçada pela luz solar e poses forçadas, aqui não são bem-vindas. O movimento que nos incentiva a abraçar a nossa pele e aceitar o nosso corpo tal e qual como ele é - #bodypositivity - tem vindo a ganhar cada vez mais voz e nem as celebridades lhe ficaram indiferentes.

Sara Sampaio

A modelo portuguesa da Victoria's Secret partilhou um vídeo na sua página de Tiktok e Instagram, com o som “Bodies that look like this, also look like this” mostrando o corpo de forma posada, em contraste com ao natural e relaxado. Na legenda aproveitou para deixar uma mensagem especial “Sejam gentis para as pessoas e para vocês mesmos e, por favor, parem de comentar sobre a mudança de corpo das pessoas. Com amor, Sara”.

Ashley Graham

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Ashley Graham créditos: @ashleygraham

Rainha do au naturel, Ashley arrasa em cada post, mostrando que a beleza não se limita a um número ou a uma aparência em específico. Na publicação de 2 de Dezembro, uma das mais partilhadas - nas redes sociais e nos media – a modelo celebrou a sua barriga de grávida ilustrando-a com “O Justin diz que as minhas estrias se parecem com a árvore da vida”.

Ana Guiomar

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Ana Guiomar créditos: @anaguiomar.oficial

A atriz transpira confiança e amor-próprio e, sem querer, torna inspirador a forma aberta e honesta como fala sobre o corpo. Num post que publicou enquanto estava de férias, Ana Guiomar recebeu vários comentários ao seu físico, respondendo sem papas-na-língua: “Malta, eu não estou nem mais gorda, nem mais magra! Estou igual, pode ser do ângulo da foto. Por amor de Deus, já não se aguenta a loucura das pessoas com o corpo, principalmente dos outros. Comam! Bebam! Caminhem! Façam ginástica! Comam saladas! Bebam água! Comam sopa! Comam o que quiserem! Irra”.

Blaya

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Blaya créditos: @blaya_con_dios

20 contas de Instagram que celebram a Beleza de todos os corpos
20 contas de Instagram que celebram a Beleza de todos os corpos
Ver artigo

Para quem a segue, não é surpresa a mulher poderosa que é: canta, dança e nos tempos livre dá motivação para as mulheres abraçarem o seu corpo e quem são. Numa das publicações, Blaya deixou o seu testemunho sobre autoestima: “(...) trabalho a minha autoestima desde adolescente! Porquê? Vamos dizer que eu era quase sempre a rejeitada (...) Acho que isso e mais uma data de coisas fez com que eu começasse a perceber que eu não precisava da validação dos outros. Muita gente agora comenta sobre o meu corpo, mas eu olho me ao espelho e vejo uma mulher incrível! Mesmo que aumente ou diminua de peso, eu vou continuar a ser incrível!! É bom respeitar o corpo que temos, e de alguma maneira celebrá-lo”.

Camila Cabello

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Camila Cabello créditos: @camila_cabello

Quem não se lembra do vídeo viral da cantora após ter sido fotografada enquanto “corria e existia” no parque, com um top que mostrava a barriga sem estar encolhida. A resposta icónica da Camila inspirou seguidores por todo o mundo: “E então eu lembrei-me. Estar em guerra com o nosso corpo é tão última-estação. Estou grata por este corpo que me permite fazer aquilo que tenho de fazer. Somos mulheres reais com curvas, estrias e gordura, e temos de “own that baby”.

Madalena Abecasis

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Madalena Abecasis créditos: @madalena_abecasis

Uma boa dose de humor e muita naturalidade e leveza no que toca à aceitação corporal. Madalena Abecasis deixa o preconceito corporal do outro lado da porta e trata cada centímetro da sua pele com amor, respeito e pelo nome próprio, mais especificamente Carlota, a Anastasyia e o Roberto. Em julho, fruto de críticas às pernas desnudas que trazia com um vestido, criou o hashtag #souBoaAoLonge como resposta aos “haters”: “Tenham lá santa paciência, mas é que eu faço 40 este ano, contribuí fortemente para a taxa de natalidade deste país, passo recibos, pago segurança social, Iva, IRS (...) por isso o que é que interessa os 26,5 litros de celulite que envergo nestas pernas?! Nada. Deixem-me usar vestidos curtos (..) se ficarem incomodados, têm bom remédio: mantenham-se ao longe, porque eu sou fortíssima a 5/6 metros de distância”.

Carolina Deslandes

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Carolina Deslandes créditos: @carolinadeslandes

Não é a primeira vez que a cantora fala abertamente sobre o tema e envia uma mensagem positiva sobre amor-próprio, 2021 não foi exceção. Como alerta à altura pré-balnear em que o nosso feed fica repleto de pressão para o “corpo de verão”, Carolina gravou um vídeo em que fala sobre a importância de cuidar da saúde mental “Preocupem-se com a vossa cabecinha, façam terapia, bebam água, falem sobre aquilo que vos atormenta, rodeiem-se dos vossos amigos, cuidem de vocês” (..) isto é só uma montra e vocês não sabem o que é que se passa na vida das pessoas e que tem a importância que tem. Curtam o vosso corpo e as vossas características (...) e trabalhem mesmo a vossa saúde mental”.

Selena Gomez

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Selena Gomez créditos: @lamariette

Na rubrica “Life in Looks”, na Vogue americana, Selena fala abertamente sobre a sua oscilação de peso ao longo dos anos e a sua relação com o corpo. Ao reviver alguns momentos na passadeira vermelha - Met Gala de 2015 e a première do filme “The Dead Don’t Die” – Gomez explica que muitas das vezes não se sentia bem com a sua aparência e pedia aos estilistas para desenharem um vestido fluído, que não fosse justo ao corpo. Hoje, a cantora que sempre inspirou por ser genuína e real, partilha a mensagem de que os corpos não são todos iguais e existe beleza em todos neles, acrescentando que “não tenho de ter mais a forma de um corpo de 19 anos, porque não tenho”.

Negin Mirsalehi

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda

Em resposta a comentários especulativos sobre um vídeo, onde a sua cara parecia estar diferente, a influencer postou uma fotografia do seu corpo ao natural, em comparação ao seu corpo pré-covid, dizendo: “Alguns dizem que pareço grávida, outros que parece que fiz preenchimento. Quando na verdade, apenas ganhei peso. Para ser honesta, na fotografia do lado esquerdo eu sentia-me melhor, estava a fazer exercício regularmente e sentia-me bem. Na da direita, eu agora, sinto o oposto, mas também estou a tentar amar esta parte de mim mesma. Nem sempre é fácil, mas ainda tento, e tento lembrar-me que toda a gente está a passar por alguma coisa, de tempo a tempo, e isso é normal”.

Bumba na Fofinha

10 celebridades que provam que os filtros estão fora de moda
Mariana Cabral créditos: @bumbanafofinha

Mariana Cabral desde o início privilegiou-nos com conteúdo o mais próximo da realidade possível, sem tabus nem preconceitos. Em fevereiro partilhou um vídeo, que não podia deixar de obedecer aos mesmos princípios “nus e crus”, mas desta vez sobre: complexos físicos e auto-estima. Da Grécia Antiga até hoje, Bumba fala sobre a pressão que a mulher sofreu ao longo dos anos para conseguir alcançar o ideais da época. Contudo, a beleza não deixa de ser um conceito socialmente construído, que pode, e deve, ser igualmente desconstruído e alterado.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.