As dores menstruais são uma realidade para muitas mulheres. Há ciclos mais ou menos intensos, acompanhados de sintomas como dor e desconforto no abdómen, náuseas, vómitos ou dor de cabeça, afetando significativamente o dia-a-dia.
Felizmente, existem truques naturais que podem ajudar a aliviar a cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia. No entanto, se a dor for muito intensa ou persistente é recomendado consultar um médico ou ginecologista para receber o tratamento adequado.
Dicas para aliviar as dores menstruais
Aplicar calor: a aplicação de calor na região abdominal pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar as cólicas menstruais. Uma botija de água quente, compressas ou uma almofada térmica podem ser úteis para esse fim.
Praticar exercícios físicos: ao contrário do que se pensa, movimentar o corpo nessas alturas contribui para o alívio do corpo. Exercícios leves, como caminhadas, alongamentos ou yoga, podem ajudar a aliviar as dores menstruais, pois promovem a libertação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais.
Consumir alimentos saudáveis: optar por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e alimentos ricos em ômega-3, como peixes, pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar as dores menstruais.
Beber chá: algumas ervas, como camomila, gengibre e erva-doce, possuem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes musculares que podem ajudar a aliviar as dores menstruais.
Praticar técnicas de relaxamento: técnicas de relaxamento como meditação, respiração profunda e massagem abdominal suave, podem ajudar a reduzir o stress e a tensão muscular, aliviando as dores menstruais.
Manter-se hidratada: beber bastante água ao longo do dia pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos e aliviar o inchaço, contribuindo para diminuir o desconforto causado pela menstruação.
Comentários