"Lá vem ele outra vez...", pensamos nós - mulheres - todos os meses. Sim, estamos a falar do período. A verdade é que mesmo que não sinta dores fortes, a menstruação é sempre desconfortável para todas nós, alterando o nosso humor, produtividade e, claro, limitando os nossos movimentos. Mas se para algumas mulheres não passa disso, outras sentem cólicas, dores de cabeça, cansaço, entre outras dores suaves a médias, existe ainda outro grupo que sobre dores fortes e até mesmo incapacitantes.

A menstruação afeta o sono? Parece que sim
A menstruação afeta o sono? Parece que sim
Ver artigo

Se, infelizmente, ainda não existe nenhum milagre para evitar os sintomas da menstruação, contudo, a alimentação pode ser uma verdadeira aliada para aliviar algum desconforto e dores mais suaves. Isto, porque, os nutrientes que fornecem ao nosso organismo vão responder a necessidades que se tornam mais urgentes durante o período menstrual. Saiba quais são e comece já a preparar a sua dieta.

  • Vegetais de folhas verdes - Couve, espinafres, alface ou rúcula são alguns dos vegetais aconselhados a ingerir durante a menstruação, especialmente se tiver fluxo abundante. Isto porque durante o período, existe uma descida dos níveis de ferro que deve ser colmatada com a ingestão destes alimentos.
  • Peixe - Na mesma ordem de pensamento do ponto acima, o peixe é fundamental para repor os níveis de ferro ao qual se une o ómega-3. Este é responsável por reduzir a inflamação e a intensidade das dores menstruais e ajuda a controlar o humor.
  • Frutos secos - Ricos em magnésio, ómega-3 e ricos em proteínas funcionam como antidepressivos e acredita-se que ajudam a reduzir as cólicas.
  • Chocolate negro - Sim, também tem direito a sobremesa! Este ajuda a reduzir alguns sintomas de TPM, como? Aconselha-se a ingerir 100 g de chocolate negro com teor mínimo de 70 a 85% de cacau, já que representará 67% da dose diária recomendada de ferro e 58% de magnésio.
  • Feijão e quinoa - O cansaço constante é um dos sintomas comuns durante a menstruação. Para lhe trazer mais energia, acompanhe as suas refeições com quinoa, já que esta é rica em ferro, proteína e magnésio e tem baixo índice glicémico. Também o feijão é rico em ferro e proteína, nutrientes essenciais para reduzir as dores menstruais.
#ÀFlorDaPele: a pobreza menstrual existe e é preciso falar dela
#ÀFlorDaPele: a pobreza menstrual existe e é preciso falar dela
Ver artigo
  • Gengibre e curcuma - Conhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias, são indicados para reduzir as cólicas e dores abdominais durante a menstruação. O chá de gengibre é uma óptima opção, acompanhado de uma rodela de limão ou pode também ser adicionado a um sumo verde. Já a curcuma pode ser adicionada ao arroz, batatas assadas ou em ovos mexidos.
  • Abacate - Mais um alimento rico em magnésio, do qual pode usar e abusar em saladas, tostas e entradas.

Tão importante como saber que alimentos privilegiar, também é importante saber quais deve evitar. Durante a menstruação é aconselhável a evitar alimentos muito salgados e picantes, café e álcool, estes provocam desidratação e retenção de líquidos, o que pode intensificar as dores de cabeça e inchaço, respectivamente.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.