A menstruação tem múltiplas consequências para o corpo da mulher. Mudanças de humor, inchaço, desconforto, aumento ou falta de apetite, e muitas vezes, dores. Como se não fosse suficiente, existem especialista que atribuem ainda outro sintoma: dificuldade em dormir. Estas alterações atribui-se à queda súbita na produção de estrogénio e progesterona - as hormonas que asseguram o bom desenvolvimento do ciclo menstrual -, alguns dias antes das hemorragias mensais. Mas afinal, o que tem a menstruação a ver com o sono? Nós explicamos com a ajuda e dicas da marca de produtos de higiene íntima feminina, Intimina.
TPM, a menstruação e o sono
Um estudo internacional provou que a mulher com TPM (Síndrome de Pré-Menstrual) não tem qualidade de sono e é mais suscetível a sofrer de insónias, devido à descido dos níveis hormonais. Isto pode resultar em fadiga, mudança de humor e até mesmo depressão. Outro estudo, aponta que o nível elevado de progesterona aumenta a temperatura corporal, o que provoca a fragmentação do sono e, consequentemente a sua baixa qualidade.
No caso das mulheres que conseguem adormecer rapidamente e dormir profundamente, durante o seu período menstrual, não é garantido que este não seja interrompido. Especialmente se houver uma hemorragia intensa que requer a troca de pensos ou tampões durante a noite, o que afeta, evidentemente, a qualidade do sono. Nestes casos, a Intimina sugere a utilização de um copo menstrual, que pode tornar-se um salva-vidas ou melhor um “salva-sono”, já que não requer que seja trocado durante a noite.
Os distúrbios do sono são muito comuns, especialmente na população feminina tem maior tendência a sofrer de insónias. 70% das mulheres refere já ter experimentado este estadio.
Dicas para uma boa noite de sono
Mesmo que os problemas do sono não afetem durante a TPM e a menstruação, pode ocorrer durante momentos de maior stress ou ansiedade, o que deve ser resolvido rapidamente. O segredo para uma boa noite de descanso começa com a chamada higiene do sono, que consiste em manter hábitos e rotinas saudáveis.
Como?
- Hábitos saudáveis como atividade física regular, dieta equilibrada e muita água, que ajudam a manter sob controlo as exaustivas mudanças de humor e uma maior estabilidade emociona;
- Evitar o consumo de café em horas tardias pode também fazer a diferença na hora de dormir;
- Reduzir a exposição à luz azul dos aparelhos electrónicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama;
- Reduzir o ruído e a claridade no quarto.
Comentários