Saúde feminina: 7 alimentos que prometem aliviar as dores menstruais
Saúde feminina: 7 alimentos que prometem aliviar as dores menstruais
Ver artigo

A menstruação faz parte do ciclo de vida fértil de uma mulher. Quando está atrasada é logo um sinal de alerta. “Será que estou grávida?” é a questão que colocamos quando isso acontece. Sim, quase todas já por lá passámos. Saiba que a irregularidade no ciclo menstrual é uma das queixas mais comuns no consultório de ginecologia O período pode atrasar entre cinco dias a dois meses, no máximo, e que nem sempre é sinónimo de gravidez. Em alguns dos casos é o reflexo do nosso quotidiano e/ou o sintoma de uma patologia.

Afinal, o que pode significar o atraso na menstruação? Conheça as causas que levam à desrregulação no período menstrual.

Gravidez

A razão mais óbvia: gravidez. Com as alterações hormonais, a descamação do endométrio não produz o sangramento menstrual que acontece todos os meses.

Excesso de atividade física

A prática de exercício físico pode levar ao aumento da prolactina, uma hormona que contribui para o atraso da menstruação e, por vezes, contribuir para a infertilidade.

Dietas rigorosas e anorexia

Tal como se verifica com o excesso de atividade física, dietas muito rigorosas podem levar a oscilações hormonais que causam alterações na menstruação, devido à falta de nutrientes e da produção de estrogénio.

Stress e ansiedade

Quando se passa por um período de stress elevado, desenvolvem-se sintomas físicos. A ansiedade pode interferir na produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, uma parte do cérebro, e contribuir para o atraso na menstruação.

Obesidade

O excesso de peso promove uma excessiva produção estrogénio, que acaba por inibir a ovulação e, consequentemente, a menstruação.

Medicação 

Há certos medicamentos que podem provocar um atraso na menstruação. Se toma medicação de forma regular, leia a bula e informe-se.

Síndrome do ovário poliquístico 

Quem tem síndrome do ovário poliquístico tem com frequência menstruação irregular, por causa da produção de hormonas masculinas em excesso.

Amamentação

Está amamentar? Prepare-se: o ciclo menstrual vai demorar a conseguir restabelecer a sua ordem, terá que esperar até ao período do desmame. A amamentação desenvolve uma amenorreia transitória, pois o hormónios que produzem o leite impedem o retorno da ovulação.

Interrupção da pílula

É certo que as mulheres que tomam o anticoncepcional oral de forma correta menstruam de forma regular. Quando deixam de o tomar, verificam, por vezes, um atraso na menstruação.

Pré-menopausa 

É comum que na fase da pré-menopausa, que antecede à menopausa, as mulheres sofram com irregularidade e atraso menstrual, devido ao descontrolo hormonal.

Amenorreia

Por fim, se o atraso na menstruação ultrapassar o período máximo de dois meses, deve consultar um médico porque pode estar com amenorreia, a ausência de período, um indicador de uma disfunção.

Girls club! 8 cuecas menstruais que tornam tudo mais confortável: