Para iniciar uma rotina de exercício na gravidez, é imprescindível não considerarmos as rotinas antecedentes a este momento. A partir da rotina de exercício que cada mulher praticava antes de engravidar, é criada uma nova com foco na gravidez e no seu bem-estar.

#MamãseBebés: está grávida e não tem motivação para fazer exercício? As dicas de uma profissional
#MamãseBebés: está grávida e não tem motivação para fazer exercício? As dicas de uma profissional
Ver artigo

O primeiro passo para iniciar uma rotina de exercício na gravidez é confirmar com o seu médico se existe algum fator que a obrigue a ter cuidados especiais ou mesmo repouso numa fase inicial da gravidez e/ou verificar se o exercício é compatível com algumas alterações corporais naturais no primeiro trimestre como os enjoos, muito cansaço ou tonturas.

Nesta fase existem algumas adaptações a fazer para que o exercício seja seguro, confortável e agradável para a mãe:

  • Se praticava um tipo de exercício intenso, com utilização de cargas e com impacto, como são exemplo a corrida, o crossfit, o treino localizado forte ou algum tipo de dança com saltos e movimentos rápidos, é necessário diminuir a intensidade, a velocidade e a carga aplicada.
  • Se já praticava exercício com intensidade moderada, por exemplo, pilates, ioga, natação ou treino localizado leve, poderá ser possível manter essa rotina, pedindo ajuda aos profissionais que o acompanham para fazer as adaptações necessárias, sentindo e tendo consciência dos novos limites e necessidades do seu corpo.
  • Se não estava a praticar exercício regular antes da gravidez, as recomendações para iniciar uma rotina de exercício são que o faça de forma acompanhada e específica para a mulher grávida.

Estas são recomendações gerais, que cada mulher deve adaptar a si, guiando-se sempre pela forma como se sente durante e depois de qualquer tipo de prática que escolha. Algumas mulheres sentem-se mais seguras em aguardar pelo segundo trimestre para praticar exercício.

Se for esse o caso, pode ir fazendo alguns alongamentos básicos e caminhadas ligeiras para se manter ativa enquanto os níveis de energia aumentam e as alterações iniciais estabilizam. Neste período, tem tempo para ir escolhendo o tipo de atividade e os profissionais que a podem acompanhar ao longo da gravidez.

Inês Guimarães é fisioterapeuta especializada na Saúde da Mulher e em Exercício na Gravidez e Pós Parto. Trabalho no Centro do Bebé onde acompanha mulheres em todas as etapas da Perinatalidade.