Já lhe aconteceu acordar com os dentes mais sensíveis ou a mandíbula dolorida? É muito provável que sofra de bruxismo, que se caracteriza pelo hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes. Embora aconteça principalmente durante o sono, também pode ocorrer ao longo do dia. O bruxismo pode causar desgaste dental, dor na mandíbula e dores de cabeça persistentes que parecem não ter fim. Existem quatro tratamentos comuns que variam de indivíduo para indivíduo:

  • Placas de mordida: são como um escudo para os teus dentes durante o sono;
  • Terapias de relaxamento: técnicas como meditação e exercícios de respiração para ajudar a gerir o stress;
  • Ajustes dentários: pequenos ajustes para corrigir a mordida e evitar problemas maiores;
  • Medicação: para aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis.
Ranger os dentes, tensão maxilar... podem ser sintomas de bruxismo. Será que tem?
Ranger os dentes, tensão maxilar... podem ser sintomas de bruxismo. Será que tem?
Ver artigo

O seu dentista é o seu melhor aliado nesta situação. Este pode identificar sinais de desgaste nos dentes e ajudar a mapear o teu histórico de sintomas. Se necessário, exames mais detalhados podem ser realizados para avaliar o bruxismo noturno.

Automassagem: o truque especial

Vamos falar de um truque especial que pode mudar o teu dia: a automassagem. Esta prática, além de ser super relaxante e agradável, é uma poderosa aliada no combate aos sintomas do bruxismo. Uma nova melhor amiga que ajuda a aliviar a tensão acumulada nos músculos, reduzindo a dor e promovendo um relaxamento profundo. Essa amiga é a automassagem.

Quando o bruxismo deixa a mandíbula rígida e dificulta os movimentos, bastam alguns minutos desta prática e pode melhorar a flexibilidade e a mobilidade da articulação temporomandibular (ATM), facilitando movimentos mais suaves e reduzindo a sensação de rigidez.

O stress e a ansiedade são grandes vilões do bruxismo e a boa notícia é que a automassagem ajuda a libertar endorfinas, as hormonas do bem-estar, diminuindo os níveis destes inimigos. Menos stress significa menos episódios de ranger os dentes. Esta também é uma óptima opção para evitar acordar dorido depois de uma noite a ranger os dentes, já que relaxa os músculos e a mente, promovendo um sono mais profundo e reparador. A automassagem não só melhora a qualidade do sono, como pode reduzir a frequência do bruxismo noturno.

#YogaFacial: 6 exercícios que ajudam a reduzir a ansiedade por uma especialista
#YogaFacial: 6 exercícios que ajudam a reduzir a ansiedade por uma especialista
Ver artigo

E o melhor de tudo? A automassagem é super fácil de aprender e pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento. Sem a necessidade de equipamentos especiais ou visitas frequentes ao terapeuta, é uma solução prática e acessível para quem sofre de bruxismo.

Praticar automassagem regularmente aumenta a tua consciência corporal, ajudando-te a identificar os primeiros sinais de tensão muscular associados ao bruxismo. Com essa consciencialização, pode agir rapidamente para aliviar a tensão antes que se intensifique. Experimente incorporar a automassagem na tua rotina diária e descubra como este toque de bem-estar pode fazer maravilhas pela sua saúde e qualidade de vida. Afinal, merece esse cuidado especial!

Veja o vídeo abaixo e sabia como reduzir os sintomas de bruxismo através da automassagem:

Kasia Pereira é formadora credenciada em Yoga Facial. Apaixonada por holística da saúde e Beleza, defende a medicina natural, fitoterapia e cuidados naturais do corpo, para uma rotina de Beleza e bem-estar minimalista, porém eficaz, contra o envelhecimento.