Quando percorremos as prateleiras dos champôs e dos géis de duche, são visíveis as palavras “livre de sulfatos” em quase todas as embalagens. E muito provavelmente já se questionou sobre as características deste ingrediente e o porquê de precisarmos de nos ver ‘livres’ dele.

Ao longo dos anos, os sulfatos ganharam uma má reputação pelos efeitos que provocam na pele: sensibilidade, irritação e ressecamento, levando a outras complicações. Mas também é verdade que continuamos a ver esta substância em produtos de tratamento, como por exemplo, para a caspa. Afinal, os sulfatos são ou não prejudiciais para o cabelo?

Será que está a lavar o cabelo corretamente? Descubra!
Será que está a lavar o cabelo corretamente? Descubra!
Ver artigo

Para acabarmos com as dúvidas de uma vez por todas, a Miranda esteve à conversa com Prudvi Kaka, diretor científico da Deciem, empresa detentora da famosa The Ordinary. O tema surgiu pelo recente lançamento da marca, o Sulphate 4% Cleanser for Body and Hair, que oferece uma limpeza suave e eficaz para o corpo e o cabelo, tendo como base o uso de sulfatos.

O que são os sulfatos?

Nas embalagens de cosméticos, produtos de higiene e limpeza, são conhecidos como Sodium Laureth Sulfate (SLS). "Os sulfatos são uma categoria de ingredientes que agem como detergentes (surfactantes) e são responsáveis por remover todas as sujidades e outras impurezas". Devido à sua capacidade de atrair a sujidade, óleo e água, consegue mais facilmente expulsar toda a sujidade da pele ou do cabelo durante a lavagem.

Afinal, porque são um ingrediente tão controverso?

“A polémica em torno deste ingrediente pode ser atribuída à partilha de desinformação e possivelmente até incompreensão da literatura científica", explica. Como resultado, vemos os consumidores com medo e a evitar totalmente o uso de produtos com sulfatos. Alguns equívocos comuns em torno dos sulfatos estão relacionados com as informações sobre a ‘agressividade’ dos mesmos.

Quais sãos os benefícios em usar produtos com sulfatos?

“Quando formulados adequadamente, os sulfatos são um ingrediente extremamente eficaz e podem proporcionar efeitos de limpeza excecionais. Para além de que podem ser uma opção ambientalmente sustentável. Muitos sulfatos são de origem biológica e são prontamente biodegradáveis, além de serem um ingrediente barato para formular, tornando os produtos mais acessíveis aos consumidores”, afirma o especialista.

Por exemplo, no caso do Sulphate 4% Cleanser da marca, foi usada uma fórmula minimalista, reduzindo os níveis de sulfatos para 4%, o que, segundo o especialista é suave, eficaz e adequado a todos os tipos de cabelo, mantendo a barreira da pele e do couro cabeludo e melhorando a hidratação da pele.

Os cabelos com tendência oleosa são os que mais irão beneficiar desta substância. Porém, o ideal, como em todos os produtos, é ler as suas fórmulas e perceber se são adaptadas ao seu tipo de cabelo e pele.

Na galeria abaixo, fique a conhecer alguns produtos eficazes com o uso de sulfatos: