Durante anos deixei o meu cabelo secar ao natural. Primeiro, porque confundia o cabelo seco com danificado e preferia manter-me longe do calor para não o ressecar ainda mais. A verdade é que os meus fios eram apenas desidratados, tal como a grande maioria dos cabelos encaracolados. Tudo o que precisava era dos produtos certos. Segundo, confesso que tinha muita preguiça, porque na minha cabeça demorava imenso tempo. Mas a verdade é que ambos os pontos estavam errados.
Eis que um dia, precisava mesmo de sair de casa e não o podia fazer com o cabelo molhado. Tirei o pó ao secador mas faltava-me um acessório essencial: o difusor. Se há algo que não pode faltar na rotina de quem tem caracóis, é utilizar o secador sempre (mas sempre) com difusor. Para muitas mulheres, este pode ser um truque óbvio, mas a verdade é que ao longo do tempo me apercebi que outras tantas não sabem estilizar o cabelo encaracolado e é bem mais simples do que pensam. Só precisam deste nosso novo melhor amigo.
Tudo o que precisam é de um leave-in de definição, um protetor térmico e um difusor. Este último é o elemento-chave, já que sem ele é impossível a manter a curvatura natural e definição dos seus caracóis.
Como utilizar? Com a cabeça para baixo ou de lado, fazer movimentos de baixo para cima, deixando o calor penetrar no cabelo no sentido vertical sempre a uma temperatura não muito quente. Gosto sempre de finalizar com ar frio, que ajuda a reduzir o frizz e dá brilho aos fios. A cereja no topo do bolo? Terminar com um óleo pelo comprimento e pontas para ficar bem brilhante e nutrido.
Comentários