Camila Coutinho é um fenómeno no Brasil e fora dele. Tem mais de 2,9 milhões de seguidores no Instagram, mas nunca foi apenas uma influencer. Fez parte da lista '30 Under 30' da Forbes, é autora do livro ‘Estúpida, eu?’, em referência ao sucesso do seu blog Garotas Estúpidas — que virou uma comunidade de mais de 1,3 milhões de pessoas e comprovou que "estúpida" é só mesmo o nome.

A empresária viaja, estuda, participa num TEDx Speaker e ainda arranja tempo para criar uma nova marca de beleza, a GE Beauty. Focada nos cuidados para o cabelo (pelo menos por enquanto), com fórmulas livres de sulfatos, parabenos e cruelty-free — e também vegan, sem esquecer as embalagens 100% recicláveis, feitas com plástico da cana-de-açúcar — os sete produtos da marca prometem oferecer tudo o que precisamos para manter os fios saudáveis. Além dos clássicos shampoo, máscara condicionadora e leave-in, a novidade são os quatro boosters de tratamento customizáveis.

Desde o lançamento, em 2020, que eu andava atrás da Camila para conversar sobre a GE Beauty e saber um pouco do seu percurso no mundo da Beleza.

Precisou de coragem para lançar uma marca nova em meio a uma pandemia? Como foi esse processo tanto a nível prático quanto a nível emocional?

A GE Beauty, apesar de ter nascido por causa de um plágio com a minha marca Garotas Estúpidas, foi muito bem pensada e planeada. Depois de ganhar a causa, resolvi estudar esse mercado. Fiz pesquisas, procurei fornecedores, pedi conselhos para quem já estava na área… Confesso que em alguns momentos achei que esse negócio não era para mim. Mas meu pai, um empreendedor nato e sempre do meu lado, acalmava-me e dizia que era ansiedade por causa do desconhecido. Quando estava tudo pronto, veio a pandemia. Minha primeira reação foi suspender o lançamento para pensar e decidir o que fazer. Mas logo vi que a marca estava muito alinhada com o que estava acontecendo: autocuidado, beleza natural e o crescimento das compras digitais. Além disso, o timing foi ótimo porque, por causa da pandemia, acabei não viajando a trabalho e consegui me dedicar muito à marca. Foi muito intenso, mas deu tudo certo.

#Tropicaleza: “Somos nós que temos que saber o que a gente quer para a gente, para o nosso cabelo, o nosso corpo, a nossa cabeça…”
Camila Coutinho GE Beauty

A história da GE Beauty surgiu de uma oportunidade. Como foi criar uma coisa boa de uma ruim? E quais foram os desafios?

A história é até engraçada: eu fui plagiada! Uma marca criou uma linha para cabelos chamada Garota Estúpida. Como eu registo tudo o que faço, entrei na Justiça e conseguimos tirá-la do mercado. Mas aí acendeu-me uma luzinha: tinha uma oportunidade ali. Um dos maiores desafios foi, acredite, comunicar o conceito inovador da marca. Isso porque a GE Beauty inaugurou um segmento de customização em haircare inédito no mercado brasileiro: na nossa linha, é o consumidor que escolhe quando e de que jeito quer cuidar do cabelo. Não criámos problemas no cabelo para, depois, dar a solução, como a maioria dos produtos fazem. A gente incentiva as pessoas a se conhecerem melhor, conhecer bem o próprio cabelo e, a partir daí, decidir o que ele precisa em cada momento: quer mais hidratação, definição, proteção, precisa de força? A partir dessa necessidade, a pessoa escolhe o booster para misturar no shampoo, na máscara condicionadora ou no leave-in.

Você ficou conhecida como influenciadora e trabalhou com muitas marcas de moda. O interesse pela beleza surgiu apenas pelo plágio? Você acha que criaria algo assim antes até de algo relacionado com a moda?

Eu nunca tinha me imaginado tendo uma marca de beleza. O insight veio, sim, por causa do plágio. Mas quando analisamos o mercado, vi que tinha uma oportunidade maior nessa área — o cabelo é uma das maiores paixões das brasileiras. E, também, porque eu queria criar um conceito novo, com esse posicionamento de uma estética mais natural, sem imposições de padrões.

Hoje a indústria de cosméticos (e não só) precisa de ouvir o consumidor e pensar em fórmulas vegan e sem testes em animais. Na prática, criar um produto com essas características e com boa performance é um desafio?

Sem dúvida. Mas tudo é questão de procurar bons fornecedores e não desistir até encontrar o melhor. Desde o início, minha preocupação era encontrar ingredientes com alto índice de naturalidade, sem adição de ingredientes como sulfatos, conservantes, produtos de origem animal… E, claro, eles precisavam demonstrar a eficácia. Um exemplo é o ativo Sensoveil Soft, que está presente em todos os produtos da linha GE Beauty. Ele é um produto de base vegetal, que utiliza matérias-primas renováveis, tem baixo consumo de energia na produção, com processos eficientes que minimizam os impactos ambientais e sem o uso de solventes orgânicos. Além disso, é 100% biodegradável. Outro exemplo é o ativo Ômega Plus, presente no Booster Hidratante e na Máscara Condicionadora, que é uma combinação sinérgica de óleos vegetais de semente de girassol, milho, gergelim, macadâmia e oliva, que dá alta maciez e ajuda a desembaraçar os fios com mais facilidade.

E porquê uma linha customizável?

Resolvi fazer uma linha customizável porque a gente cresceu ouvindo as pessoas do mercado de beleza dizendo os problemas que a gente tinha que resolver, falando das coisas que estavam erradas com o nosso cabelo: estava com frizz, com pouco volume, com muito volume… Eles diziam os problemas para a gente resolver através do produto.

Eu quis desenvolver uma linha de produtos que não criasse problemas para a gente. Porque somos nós que temos que saber o que a gente quer para gente, para o nosso cabelo, nosso corpo, nossa cabeça…

#Tropicaleza: a beleza das influencers do Brasil
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E eu sinto que foi muito tirado a nossa clareza ao longo desse processo de consumo, para que a gente apenas seguisse a multidão. E eu acho importante que as pessoas parem e pensem. Que tenham consciência do que estão consumindo, e do por que é que estão consumindo. Por isso que nosso slogan é No seu tempo, do seu jeito. A linha, por ser customizável, atende a todo mundo, qualquer tipo de cabelo. Com o kit, você consegue descobrir o que quer tratar no seu cabelo, criando as suas próprias combinações, de acordo com a necessidade, o interesse e a vontade daquele dia. Por exemplo: tem dias que queremos mais hidratação ou definição, em outros, sentimos que o cabelo precisa de mais força ou daquela proteção potente contra a poluição… Com os quatro diferentes boosters (Hidratante, de Definição, Antioxidante e Fortificante) adicionados ao shampoo, máscara condicionadora ou leave-in, você alcança os resultados desejados.

Quais serão as próximas novidades?

Ainda não posso revelar, mas a gente vem com coisa nova aí!

Você sempre teve muito cuidado com o seu cabelo ou não?

Eu sou uma pessoa muito prática, então a maioria dos meus produtos de cuidados são mais para o lado da praticidade. Só que eu também gosto muito dessa coisa do ritual, de curtir o momento de se cuidar e se desligar de tudo. Por isso que a marca tem esses dois mundos: a praticidade de ser uma linha que atende a todos os tipos de cabelo e que resolve diferentes necessidades dos fios, aliada ao ritual de misturar os boosters para a necessidade que você quer atender naquele momento.

O nome da marca é GE Beauty, podemos esperar em breve produtos de beleza para o rosto, corpo ou maquilhagem?

O nome está aberto para atender a todos os segmentos de beleza, sim. O tempo dirá!

A GE Beauty vai entregar em Portugal?

Espero que um dia sim!

Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, e de lá trouxe o jeito curioso e a paixão por jornalismo. Por cá, Aline Fernandez aprendeu a amar os desdobramentos da língua portuguesa, e aqui na Miranda vai aplicá-los, e à sua obsessão pela Beleza, explorando a sua relação intrínseca com o Brasil. "Bora?"

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