Em 27 anos de vida, poucas são as vezes que me lembro em que não tive franja - ou repa, como se diz no Norte. Ora com o cabelo comprido ora curto, consegui experimentar todos os tipos e feitios: reta, longa, cortina, lateral, desfiada, micro-franja (durante a pandemia, quem nunca?), e outras tantas. Serei eu uma expert da franja? Não, mas na minha humilde opinião, a franja continua a ser o corte que mais acrescenta estilo, modernismo e atitude ao look, só precisa de ser cuidada com muito amor e paciência.
Em 2022 deixei crescer a franja, que é um processo demorado e um pouco aborrecido, mas aguentei firme e lá consegui. Eis que dois anos depois, urge a vontade de a cortar novamente e acreditem, decidir voltar a ter franja é uma mistura de nostalgia e coragem. Isto porque não é só a incrível sensação de ter um novo look que regressa, mas também a alta manutenção que uma franja exige.
Depois de tantos anos a lavar a franja, a penteá-la, a evitar a oleosidade e o frizz - basicamente a tentar mantê-la o mais perfeita possível - sinto que já posso partilhar com os outros as minhas dicas de como cuidar da franja e que fazem toda a diferença para mim. Não vou mentir, dá trabalho, mas pela Beleza tudo vale a pena, right? Por isso, se está a pensar em fazer ou voltou a ser #teamfranja, espero que estas dicas sejam úteis.
As minhas dicas sinceras para manter a franja sempre perfeita
Antes de mais, um lembrete importante: nem os cabelos nem os rostos são todos iguais e, por isso, nem todas as franjas são iguais. O segredo para gostar de franja é escolher um estilo que combine com o seu rosto, o tipo de cabelo e o estilo de vida. Antes de decidir, veja muitas inspirações e converse sempre com o seu cabeleireiro.
1 - Lavar só a franja, se for necessário
Uma coisa que aprendi rápido é que a franja tem vida própria. Enquanto o resto do cabelo ainda pode parecer fresco, a franja tende a ficar oleosa ou despenteada em questão de horas. Nos dias em que o cabelo não precisa de uma lavagem completa, lavar só a franja é um truque de ouro. Mesmo no lavatório, basta usar um pouco de champô e água, secando logo de seguida com o secador. É prático e salva o visual.
2. O secador é o melhor amigo da franja
O secador é, sem dúvida, uma ferramenta essencial para quem tem franja. Para evitar que ela fique achatada ou rebelde, é muito importante secá-la assim que se lava o cabelo e não deixá-la dentro da toalha torcida (aprendam com os meus erros). A minha técnica é usar uma escova redonda pequena e direcionar o secador para baixo, moldando a franja de leve.
3. Olá champô seco, adeus oleosidade
Um toque subtil de champô seco é a ajuda suficiente para manter a franja fresca e leve por mais tempo e disfarçar aquela aparência da oleosidade na raiz (que numa franja fica mais visível). Quanto ao frizz, ajuda aplicar um sérum leve, mas tenha cuidado para não exagerar ou habilita-se a ficar com a franja colada à testa.
4. Ganchos: a solução para dias de rebeldia
Não vou mentir: nem sempre a franja acorda perfeita. Nos dias em que está rebelde, com os fios levantados, coloco um ou dois ganchos de cabelo, daqueles que se usa para fazer a skincare, por cima da franja para fazer pressão. Deixo-os estar enquanto me visto e acabo de me preparar. Se podia usar o secador ou o alisador para voltar a pôr os fios no sítio? Podia, mas sinto que usar essas ferramentas com a franja seca deixam-na "mole" e oleosa. Ps: só não se esqueçam de tirar os ganchos!
5. Ajustar o corte regularmente
Esta é talvez a dica mais importante de todas. Uma franja perfeita depende sempre de manutenção, sobretudo se for um cabelo com tendência a crescer rápido, como o meu. Se realmente quiser manter o formato da franja bonito e impecável, é preciso ajustar o comprimento a cada 3 ou 4 semanas.
Comentários