1. Olá, primers

Não importa adicionar produtos loucamente à sua rotina de maquilhagem se não trata da preparação. Um dos produtos essenciais para uma maquilhagem à prova de calor (e de quase todos factores que interferem num look flawless) são os primers, uma espécie de pré-base para refinar poros e linhas, atenuar imperfeições e preparar a pele para o que vem de seguida.

2. Apanhe o cabelo

Um apanhado pode ser uma boa ajuda para refrescar a zona do pescoço e evita que os fios se agarrem à transpiração do nosso rosto. Antes de desesperar e pensar em pegar na tesoura, experimente um destes penteados.

3. Use um spray fixador.

Abençoado génio que inventou este produto. Um salva-vidas para uma noite mais longa, um evento e, claro, os dias mais quentes do ano. Os sprays fixadores (como estes) permitem que a maquilhagem dure mais tempo e ainda podem ser reaplicados ao longo do dia e ajudar a refrescar o rosto.

4. Troque a textura dos seus produtos

Se uma sombra de olhos mais espessa vai desvanecendo ao longo do dia, porque não tentar uma opção em stick (ou adicionar um primer de sombras à sua paleta preferida)? Se a sua base de cobertura média ou alta não tem capacidade para se manter intacta até às seis da tarde, porque não a troca por um creme hidratante com cor? Em tempo de guerra não se limpam armas, mas podem escolher-se algumas melhores.

6. Acrescente alguns cuidados refrescantes à sua rotina

E falamos dos pés à cabeça. Já existem muitos produtos pensados para nos fazer desfrutar do calor ao máximo - e com menos efeitos secundários na nossa pele e, consecutivamente, mente.

7. Guarde uns papéis matificantes na carteira

O que é isso? Nós explicamos: os papéis matificantes são, resumidamente, o melhor amigo da pele oleosa e dos dias de calor. Estes pequenos papeis, geralmente brancos, mas, por vezes, coloridos, conseguem absorver a oleosidade do rosto num ápice. Basta aplicá-los fazendo uma ligeira fricção sobre a zona mais oleosa et voilà: a pele fica instantaneamente mais matificada.

Todas as perguntas que sempre quis fazer sobre transpiração, respondidas por um dermatologista
Todas as perguntas que sempre quis fazer sobre transpiração, respondidas por um dermatologista
Ver artigo

8. Aposte em produtos de longa duração

Batons que duram, duram e duram? Temos. Máscara de pestanas à prova de água? Não acreditamos que não tenha nenhuma. A indústria da cosmética está aqui para nos dar a mão nesta onda de calor. Aceite a ajude.

9. Passe pó translúcido antes da base

Sim, nós sabemos: o pó translúcido foi desenvolvido para aplicar por cima da base de forma a fazê-la durar mais tempo, mas isso não impediu a youtuber Jackie Aina de testar o produto de outras formas. Segundo Jackie, a melhor forma de fazer uma base durar mais tempo é aplicarmos pó translúcido depois do corrector, e antes da base. Desta forma, a pele tem menos tendência para ficar oleosa (e consequentemente afectar o aspecto da base) ao longo do dia.

10. Tente usar menos maquilhagem.

Eu sei, eu sei, custa muito deixar a nossa BFF em casa de castigo, mas nestes dias mais vale seguir a regra do menos é mais. Estas celebridades são a prova de que não precisamos necessariamente da maquilhagem para nos sentirmos bonitas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.