De celebridades a influencers, sem esquecer os meios de comunicação, muito se fala de aceitação corporal, de "Beleza real", de nos aceitarmos como somos e mantermo-nos confiantes no nosso corpo. A premissa é, sem dúvida, louvável mas a realidade pode ser outra. Afinal de contas, não parece este um contra-senso quando estamos rodeadas de campanhas publicitárias e posts de Instagram cujas imagens foram altamente retocadas para que tudo pareça perfeito?

Aceitação corporal: 8 celebridades que assumem as estrias
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Em 2004, a Dove lançou a campanha mundial "Real Beauty", em português "Beleza Real". A marca de cosméticos juntou - há quase 20 anos - um grupo de mulheres com os mais diversos tons de pele, tipos de corpo e de cabelo, naquele que viria a ser um marco na história da indústria da Beleza. E porquê que foi tão importante? Foi um dos (se não, o) primeiros anúncios de verdadeiro empoderamento feminino, onde muitas mulheres se viram representadas e despidas de retoques. Onde o "verdadeiro" corpo foi valorizado e não foi escondido, a par com a celulite, estrias ou gordurinhas a mais que muitas vezes são o motivo da falta de confiança.

As marcas de Beleza usam menos Photoshop nas campanhas publicitárias? Analisámos algumas delas
Campanha "Real Beauty" da Dove em 2004 créditos: Pinterest ©

Quase duas décadas depois, o movimento "livre de Photoshop" parece estar a ganhar forma no mundo da cosmética. São cada vez mais as marcas que diminuíram a quantidade de retoques nas campanhas publicitárias, deixando aparecer a textura natural da pele, como poros ou linhas de expressão. Fenty Beauty e Fenty Skin, Huda Beauty e Kylie Cosmetics são alguns desses exemplos, como observamos abaixo. O mesmo está a acontecer nos anúncios a máscaras de pestanas, onde deixaram de utilizar pestanas postiças e Photoshop para umas pestanas extra volumosas e longas, o que não coincidiam com o resultado do produto. A Maybelline é uma delas e já aposta em resultados reais em pestanas reais.

Mas será que este é mesmo o fim do uso de Photoshop nas campanhas de Beleza? Não. A verdade é que ainda são muitas as marcas que continuam a modificar as fotografias, optando por peles irrealmente lisas ou pestanas ultra volumosas. Os retoques não deixarão de ser feitos, de forma mais leve ou mais pesada, cabe aos espectadores perceberem que estas se tratam de imagens alteradas e que a realidade pode ser bem diferente e, assim, adequarem as suas expectativas. E o melhor de tudo? A Beleza está em todo o lado.

Percorra a galeria abaixo e conheça algumas das marcas de Beleza que já utilizam menos Photoshop nas suas campanhas: