Decorria o ano de 2006 e nosso país via-se a cabo com uma crise económica, que para muitos criou uma oportunidade única de negócio. E foi assim que começou a Fun Fashion, a empresa portuguesa responsável por trazer marcas de maquilhagem e cosmética como a Real Techniques, Catrice ou Essence, para território nacional. Mónica Santos, é o cérebro por detrás da ideia que se transformou em líder de mercado. Licenciada na área das Relações Públicas e Publicidade, não se ficou por aí e tirou uma Pós- Graduação em Business Management e posteriormente um Mestrado também em Gestão. Uma formação fundamental para o seu percurso profissional, como a mesma afirma: "Além de me proporcionarem mais ferramentas de trabalho, acabaram por contribuir para a minha autoconfiança. Na minha opinião, a procura do conhecimento faz parte integrante da nossa evolução profissional e pessoal."
"A crise económica ofereceu-nos a oportunidade de reavaliar a modo como vivemos, de sermos mais atentos e estratégicos sobre a forma como gastamos o nosso dinheiro, obrigou-nos a fazer um balanço aos valores e prioridades", conta a empresária. Face a isto, é o setor da Beleza e perfumaria que mais fácil é "descartado" como essencial, o dinheiro investido em produtos de cosmética ou maquilhagem diminuía cada vez mais e assim foram criadas as condições perfeitas para a criação da Fun Fashion, satisfazendo de um novo nicho de mercado. "Apressámo-nos a apresentar alternativas à consumidora que quer usufruir dos benefícios de um produto, ter a mesma qualidade a que estava habituada prescindindo, contudo, do status e prestígio que as marcas de luxo lhe proporcionavam. E como inerentes a quase todos os desafios estão oportunidades de renovação e transformação, surge então a Fun Fashion". E assim surge uma empresa 100% portuguesa que distribui, em exclusivo, no mercado nacional, marcas de cosmética de qualidade certificada e líderes em volume em alguns mercados internacionais. Marcas essas, com um forte caráter inovador, de alta rotatividade, com rápido retorno de investimento, que aportem novos consumidores aos pontos de venda, vendas ativas e dinâmicas e entregas num curto espaço de tempo. Tudo isto, sem nunca perder o foco naquilo que são as necessidades do público e às tendências no mundo da Beleza, sempre destacando o custo/benefício dos produtos e claro, sem esquecer a preocupação com o meio ambiente, tendo o selo de garantia cruelty-free. Para além da Catrice, Essence, Real Techniques, que já falamos, esta empresa portuguesa é também responsável pelas marcas L.O.V, MO, UBU, Elle Basic, Oh K, Sugu, Hask, GLOV, Delete, Cantu, entre outras. E por falar em tendências, a criadora da Fun Fashion relembra a importância do investimento em networking e a presença em várias International Sales Conference e Feiras Internacionais.
Mas nem tudo foi um mar de rosas. Como em tudo, há dificuldades que têm de ser ultrapassadas, como conta Mónica Santos, "O maior obstáculo foi convencer os nossos clientes de que o nosso modelo de negócio era uma aposta ganha. Trabalhamos com um modelo que na altura era inovador e foi necessário muito trabalho, muitas reuniões e anos de negociação com alguns clientes estratégicos, para que finalmente acreditassem neste modelo". Ainda para mais, Mónica tinha apenas 28 anos quando iniciou este projeto, o que poderia reverter em sua desvantagem perante os parceiros. Com quem hoje diz ter uma excelente relação de confiança e parceria. A empresária garante que não houve nunca um momento que fosse, em que pensou em desistir. "Ao longo de 14 anos nunca tive vontade de desistir. Primeiro porque sou demasiado teimosa e orgulhosa, depois porque mesmo perante as adversidades e muitos dias difíceis, o gosto pelo que faço e a responsabilidade para com a minha equipa, clientes e fornecedores, é sempre superior. A perseverança é fundamental, a ambição, o orgulho, o espírito de iniciativa e de liderança, o planear e o reformular constantemente, a confiança em nós próprios, na equipa que nos acompanha e nos sucessos futuros", conta.
Quando perguntamos se se descreveria como uma mulher ambiciosa ou sonhadora, a resposta de Mónica Santos não poderia ser mais concisa: "Uma mistura perigosa de ambas. E ainda era capaz de juntar atrevida e inconformada". A explicação é simples, a CEO da Fun Fashion conta que gosta de fixar objetivos - "uns mais realistas que outros" - , e foi com o foco, força de vontade e know how que criou uma empresa de sucesso. E amor por aquilo que se faz é também um ponto muito importante para o triunfo, garante "O trabalho não deve ser aborrecido ou uma obrigatoriedade, eu sou apologista de juntar “o útil ao agradável” e tirar de cada dia o máximo de diversão. Só assim vale a pena!". A CEO desvenda ainda que adora a "sensação de fechar um negócio", assim como outra coisas que o emprego lhe trás como "Conhecer pessoas de todo o mundo que têm em comum o gosto pela cosmética. Liderar equipas e celebrar com elas cada evolução e cada conquista. Sonhar com novos projetos e novas ideias e ter a possibilidade de implementá-las. Adoro juntar trabalho e boa disposição, humor e criatividade".
Mónica Santos deu-nos números concretos no que diz respeito à Beleza no nosso país. "Em Portugal, apenas 71% das mulheres usam maquilhagem, sendo este valor significativamente inferior à média europeia de 83%, segundo dados da Euromonitor (2018), portanto há de fato espaço para crescer", foi esta a resposta da empresária quando perguntamos se ainda há espaço para crescer. E acrescenta, "Na minha opinião, vamos entrar numa nova Era da indústria da cosmética, uma Era ainda mais digital, mais global, mais rápida, de alteração de preços e de alguma recessão. Vamos assistir a uma mudança do estereótipo do consumidor, das suas necessidades, do que procura e do que precisa". Mónica reforça a importância das marcas terem uma forte presença no mundo digital, dando como exemplo a marca Essence, que para além de um canal de YouTube, tem também uma conta de Instagram cujo utilizador é uma avatar com o nome de Kenna e que "representa a vida real, com o objetivo de criar uma relação emocional e direta com os seus seguidores".
Quanto à mulher portuguesa, Mónica Santos diz que estas têm "cada vez mais, uma reação positiva à maquilhagem, inserindo-a nos seus hábitos do dia a dia" e atribuí esse comportamento às influencers, YouTube e o contacto com as outras pessoas. Contudo, considera que as portuguesas são ainda muito conservadoras em relação às europeias, lembrando que existem ainda muitas mulheres no nosso país que não se maquilham diariamente, guardo-se apenas para ocasiões especiais. E atribui a razão ao facto de estas ainda desconhecerem os produtos existentes no mercado, de forma a adaptarem-se àquilo que procuram. "Penso que a mulher portuguesa tem de acreditar em si. Tem de acreditar na sua beleza exterior e interior e não ter vergonha de se assumir como é. A mulher portuguesa ainda tem de ganhar autoestima e aprender a valorizar-se. Porque nós temos uma força única e este é um dos nossos pontos fortes. Sabemos lutar por aquilo que acreditamos e conseguimos dar a volta por cima.", acrescenta Mónica Santos.
A fundadora da Fun Fashion é o testemunho de que podemos concretizar tudo o que ambicionamos. "A FF é a prova que qualquer sonho pode ser tornado realidade e que estamos apenas dependentes do nosso trabalho, dedicação, espírito de sacrifício, atitude, carisma e audácia para o alcançar", garante. Mónica acrescenta ainda, "O caminho foi construído passo a passo, com a preocupação de chegar apenas mais longe, correndo os riscos necessários para alcançar novas metas. Enfrentar obstáculos, aceitar as imperfeições e os erros, ultrapassar e apreender com eles. O otimismo com que enfrento cada dia e a paixão pela cosmética, aliada ao desejo de alcançar um objetivo permitiu-me crescer enquanto empresária e enquanto líder". A empresária frisa ainda a importancia do autoconhecimento quando se lidera um grupo de pessoas, onde estão incluídos "períodos de paragem obrigatória ao longo do ano para disfrutar da vida e das relações, potencializando o meu autodesenvolvimento". Mónica diz-nos ainda algo de que muitas vezes nos esquecemos mas que deve ser preservado. "Sou apologista que devemos trabalhar para alcançar os nossos sonhos, mas nunca descuidando das pessoas que nos rodeiam, da família, dos amigos. Todos estes momentos de interação e de partilha com as pessoas que nos são queridas contribuem para a nossa criatividade e sucesso profissional, fazendo de nós melhores profissionais. O meu sucesso profissional está intimamente relacionado com a minha realização enquanto profissional, mãe e mulher", remata a empresária.
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