Um pózinho ali, uma pitada de blush aqui e uma brilhozinho acolá. Se a maquilhagem já assumia uma certa importância na nossa vida, agora, mais do que nunca, o momento da maquilhagem é um momento sagrado. É através dele que exteriorizamos tudo o que nos vai na alma: desde as ideias mais criativas às doses de inspiração. Na cara, encontramos uma tela branca pronta a ser pintalgada de lés a lés. Percorremos os olhos, a boca, as maçãs do rosto, as sobrancelhas e as pestanas. Nada fica de fora.
“A maquilhagem conecta-nos à rotina que tínhamos antes da quarentena”, Carolina Santiago
A verdade é que a maquilhagem tem o poder de nos conectar com a rotina atarefada que tínhamos há umas semanas atrás. Este poder é reconhecido por Carolina Santiago, criadora de conteúdo e adepta fervorosa do match eyeliner + batom vermelho. “Sinto que a maquilhagem conecta-nos à rotina que tínhamos antes da quarentena. Dá-nos um pouco daquilo que tínhamos no nosso dia a dia, servindo, como uma motivação”, afirma. Quando se maquilha, Carolina trabalha a auto-estima e a força interior. Para além de ser um boost de confiança, a maquilhagem é também uma empurrãozinho para que o trabalho de casa seja realizado com sucesso. “Ao maquilhar-me, sinto-me preparada para cumprir as tarefas que tenho por fazer. Por outro lado, quando estou de pijama e não me arranjo, é mais complicado", revela Carolina.
“Estou viciada em maquilhar a pele no estilo moist da makeup lust, em experimentar sombras diferentes e a fazer o eyeliner que nunca fazia", Constança Firmino
Carolina Santiago não está sozinha no mesmo barco. Também Constança Firmino, criadora de conteúdo e #influenciani cheia de estilo, reconhece o poder que vai para além da maquilhagem. No entanto, não a vê como uma rotina, mas, sim, como um escape. Adepta do teletrabalho de pijama, diz-nos que é nas horas de almoço que tenta introduzir novas técnicas e truques no seu já extenso portfólio de looks que nos chega via Instagram. “Num dia a dia 'normal' punha apenas corrector de olheiras, maquilhava as sobrancelhas, colocava a máscara e pouco mais. Agora, experimento tudo. Estou viciada em maquilhar a pele no estilo moist da Makeup Lust, experimentar sombras diferentes e a fazer o eyeliner que nunca fazia”, afirma Constança.
"Tenho-me dedicado a fazer looks, lives e a estar mais em contacto com quem segue o meu trabalho”, Marta Alves
Abrimos o Instagram e lá estão eles: os Instagram Lives. Desde masterclasses a tutoriais, a maquilhagem está no centro das atenções dos beauty junkies. Marta Alves faz parte da fração de makeup artists que está on air do telemóvel para o mundo. “Estar em casa de braços cruzados não era opção. Tenho-me dedicado a fazer looks, lives e a estar mais em contacto com que segue o meu trabalho. Aproveito cada oportunidade para partilhar a minha paixão pela maquilhagem, ensinando as mais variadas técnicas”, revela Marta Alves. Com o isolamento social, os postos de trabalho foram abandonados. É, agora, a partir de casa que atualizamos o mail, colocamos as tarefas profissionais em dia e escrevemos tudo o que temos para escrever. Somos uma Carrie Bradshaw 2.0. E, tal como a fashion icon, temos que ter uma imagem cuidada para as já habituais reuniões. “Para quem está em teletrabalho é fundamental arranjar-se todos os dias. Sugiro que apostem na rotina de skincare. Quanto mais bonita estiver a pele, menos produtos serão necessários. A nível de maquilhagem: uma base e corrector de olheiras, um pouco de pó, blush, bronzer, máscara de pestanas e um batom ou bálsamo nos lábios”, diz Marta Alves.
Não sabemos muito bem que dia da semana é. E se, por um lado, fevereiro passou-nos a correr por entre os dedos, março e abril estão a passo de caracol. É aqui que entra a maquilhagem. Vista como uma rotina beleza ou como um escape ao stress diário, ela é o pretexto ideal para saltarmos da cama e encaramos o quotidiano de ânimo leve. No entanto, este também é o momento para deixarmos a pele repousar, respirar e descansar. É o chamado detox de beleza que Carolina Santiago e Constança Firmino não se esquecem de colocar em prática. Mas, dia sim, dia não, mexem e remexem em pincéis, testam sombras e aplicam técnicas. Se temos todo o tempo do mundo, há espaço para errarmos. “Para quem gosta de makeup, pode dedicar-se, agora, a praticar novos looks. O poder da maquilhagem é valorizar a beleza natural de cada mulher”, afirma Marta Alves. E nós subscrevemos.
Comentários