Agora que a maioria de nós se tem visto refugiada em quarentena, como forma de vencer um inimigo invisível, as atenções viram-se para quem está na linha da frente desta batalha.

A comunidade científica é a nossa grande esperança, tanto no apoio directo aos infectados, no compromisso de salvar vidas, como na investigação e estudo de novos tratamentos e descoberta de uma vacina. Definitivamente, a evolução da Humanidade depende de avanços científicos e tecnológicos que, na maioria das vezes, assumimos como garantidos, ou não é verdade?

Desde que começou a pandemia, houve duas notícias no campo da Ciência que me despertaram a curiosidade: a primeira foi sobre a cura de dois doentes com HIV em Londres, e a segunda foi sobre um tipo de tratamento inovador para o COVID-19. Em comum, o facto de terem como base de acção as stem cells e o seu grande poder de regeneração e renovação celular.

E o que é que isto tem a ver com Beleza? Bem, “regeneração e renovação celular” já nos diz qualquer coisa, certo?

Stem Cells

Stem cells ou células-tronco (ou células estaminais) são células que têm a capacidade de se reproduzirem, duplicando-se e gerando novas células com iguais características. Além disso ainda se diferenciam, ou seja, transformam-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos. Isto quer dizer que, se introduzirmos estas células num osso partido, elas vão gerar novo osso; e que se as introduzirmos em pele envelhecida, elas vão gerar nova pele. Estão a sentir o mesmo fascínio que eu ao ler estas palavras? Espero que sim!

PRP

Antes de tudo, surgiu o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), o chamado "vampire facial" que, sendo rico em factores de crescimento, recupera grande parte dos tecidos. É uma técnica que já era usada na área da osteopatia para a recuperação de lesões nos joelhos e outras articulações, então imaginemos o que pode fazer pela nossa pele. Também passou a ser usado na recuperação capilar, já que oferece igualmente a capacidade de reactivar folículos adormecidos e, assim, fazer (re)nascer cabelo.

Terapia de Stem Cells

Mas, entretanto, a medicina regenerativa fez avanços na investigação das stem cells e percebeu que elas não só recuperam, mas também criam novos tecidos.

#ÁguaPelaBarba: couro cabeludo também precisa de creme de beleza, sabiam?
#ÁguaPelaBarba: couro cabeludo também precisa de creme de beleza, sabiam?
Ver artigo

Descobriu-se que estas células estão concentradas em grande quantidade, não só no cordão umbilical e na medula óssea, mas também na gordura abdominal, a qual pode ser tratada de forma a ser injectada como um "filler" e assim repor o volume. Ou seja, procedimentos como o preenchimento de ácido hialurónico nas olheiras ou nos lábios ou nas bochechas (ou onde quisermos!) poderão ser feitos com esta gordura, ganhando uma dupla vantagem: o efeito dura muito mais tempo – já sabendo que o ácido hialurónico tem um prazo! – e ainda permitindo produzir e reproduzir novas células, algo completamente inédito e eficaz no campo do anti-ageing e do rejuvenescimento facial. Encontrei clínicas que fazem isto em Abu Dhabi, mas também na Califórnia.

PRP+Stem Cells

As combinações disponíveis dependem das reais necessidades de cada um. Para quem não faz sentido fazer um preenchimento, mas precisa só de melhorar a qualidade da pele e ter um benefício extra ao PRP, pode-se adicionar stem cells ao plasma e assim ter uma pele novinha em folha, quase pronta a estrear. Mas também se pode adicionar uns 50 miligramas de gordura, como fez a artista Jailene Cintrón numa intervenção executada pelo Dr. José Ivan Lara, na clínica 3 MED Health Institute, República Dominicana. Dessa maneira, fez-se um preenchimento subtil de volume e o resultado ficou à vista!

Drips de Stem Cells

Então, se podemos ter uma cara nova, por que não um corpo todo novo? “Também temos”, diria a Ciência. Tal como um soro que é injectado na corrente sanguínea, existem as infusões de stem cells, que vão conseguir chegar a partes do corpo mais debilitadas ou mais preguiçosas no seu funcionamento. “Mande vir”, diríamos nós! Esta terapia melhora o aspecto da pele, o crescimento do cabelo, a força e o tónus muscular, mas também sintomas de artrite ou dores articulares. A clínica Drip Hydration, com localizações nos Estados Unidos mas também em Ibiza, tem está terapia disponível por 7500 dólares.

Cremes com stem cells

Claro que não demorou muito tempo até o mercado dos cremes de beleza também nos oferecer stem cells como ingrediente mágico. Mas terá o mesmo resultado que as injecções? A resposta do Dr. José Ivan Lara foi muito categórica, quando lhe fiz esta pergunta. Eu já sabia a resposta, mas queria confirmar: "Não". No entanto, o princípio de acção do ingrediente é o mesmo e qualquer pele que seja acariciada com um creme que tenha stem cells irá certamente agradecer – e o ingrediente irá desempenhar a sua acção regenerativa. Encontrei pelo menos três produtos no mercado que têm stem cells como ingrediente principal.

#ÁguaPelaBarba: stem cells – a única pandemia que poderíamos querer ter
#ÁguaPelaBarba: stem cells – a única pandemia que poderíamos querer ter

Parece que é um mundo inesgotável o uso que se pode dar a estas células. Quando ouvi pela primeira vez que nas clínicas de estética avançada em Abu Dhabi estão a injectar este ingrediente, quis imediatamente saber tudo sobre o dito. E claro que estou em ânsias para sair de casa e ir injectar-me de stem cells, banhar-me em stem cells, comer stem cells…

Mas em casa vou continuar. Espero que vocês também. O resto não prometo.

Obrigado ao Dr Jose Ivan Lara, que me deu apoio na pesquisa, e que contribuiu para não dizer nenhuma asneira sobre o assunto. Se quiserem um rejuvenescimento facial com stem cells, vão à Aesthetics’ Medical Spa no Dubai e falem com ele!

Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e diretor criativo da Teeorema, marca de T-shirts de luxo.