De 15 em 15 dias, estou ali num charmoso edifício da Avenida da Liberdade a receber uma vigorosa massagem sacro-craniana, com um creme refrescante, formulado especialmente para as necessidades do meu couro cabeludo. Durante essa massagem, estou deitado numa cadeira reclinada e sinto em toda a cabeça um vapor com perfume de eucalipto, que torna toda a experiência uma dádiva celestial e que me faz adormecer profundamente.

Mas isto é só o começo de todo um tratamento desenhado à minha medida, que inclui ainda a lavagem com champô, a aplicação de uma loção aquosa, uma sessão de dermaroller e outra de laser. Há quem tenha direito também à aplicação de uma máscara nutritiva e reparadora, e quem faça tecnologia injectável. Todos estes procedimentos melhoram substancialmente a qualidade do cabelo. E se até aqui tenho cuidado tão bem da minha pele, chegou a hora de promover também a minha beleza capilar.

#ÁguaPelaBarba: venha a ser careca ou cabeludo, estes são os meus futuros looks
#ÁguaPelaBarba: venha a ser careca ou cabeludo, estes são os meus futuros looks
Ver artigo

A preparação para a lavagem, segundo o meu tricologista, o Ricardo Vila Nova, é um momento fulcral. Cada couro cabeludo tem uma história própria e uma maneira diferente de se defender das agressões diárias a que é sujeito: stress e ansiedade, mas também toxinas e poluição, que podem determinar um escalpe mais seco, mais oleoso, mais escamativo, mais sensível, etc.. E é por isso que a preparação para a lavagem é extremamente importante. Aqui vai-se desintoxicar, hidratar, nutrir, equilibrar e proteger o terreno onde se formam os fios de cabelo, para que estes cresçam saudáveis e fortes. É um passo essencial e que intensificará o efeito da lavagem. Tal como no skincare existe a esfoliação antes dos demais cremes, para que estes penetrem melhor a pele, também no cuidado dos cabelos se deve ter a mesma atenção com o couro cabeludo, para que os demais produtos actuem na mais alta performance.

No meu caso, após a análise do ADN do cabelo (o Ricardo é uma das três pessoas no mundo inteiro que sabe fazer este diagnóstico), concluiu-se que na minha preparação da lavagem o objectivo seria de desintoxicar e desinflamar. Mas outra pessoa poderia ter outro diagnóstico e, por isso, outro tratamento designado, como hidratar ou proteger ou nutrir... isto não quer dizer que uma desintoxicação não hidrate ou nutra, ou que uma hidratação não desintoxique, mas os ingredientes que compõem a mistura estão formulados para esta finalidade, dentro das características do couro cabeludo.

Pela pesquisa que entretanto fiz, apercebi-me que o mercado já começa a ter pre-champôs – pelo menos as marcas mais diferenciadas em hair care têm alguns produtos disponíveis, mas ainda estão muito focados no fio de cabelo. No que diz respeito ao couro cabeludo, a oferta ainda é limitada, o que mais uma vez vem confirmar que o meu tricologista tem uma abordagem única, pois sabe que um bom cabelo é suportado por um couro cabeludo saudável e equilibrado. E este é só o primeiro passo!

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.