Começou por ser o primeiro capítulo de um livro, mas depressa revelou ter vida própria. Breve História da Cosmética traz-nos uma perspetiva única sobre a história da Cosmética e o seu percurso como indústria na sociedade, nas suas vertentes económica, política e humana. Joana Nobre, farmacêutica e especialista em cosmética, partilhou com a Miranda tudo sobre o seu primeiro livro, que está agora disponível gratuitamente para todos, nas versões Audiobook e Ebook.

#CrèmeDeLaCrème: conhece a J-Beauty e a K-Beauty, a cosmética que vem da Ásia?
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A autora da rubrica #CrèmedelaCrème, aqui na Miranda, já tinha o ‘bichinho’ de escrever um livro há muitos anos, mas sendo o rigor a sua imagem de marca, foi aprimorando o seu conhecimento na área, até que, no verão de 2020, começou a escrevê-lo com método e disciplina. Imergida no escritório da mãe, médica, com centenas de livros técnicos de várias áreas científicas e humanas, a autora leu, estudou e começou a escrever sobre a Cosmética, articulando as áreas do saber que mais a fascinam: Psicologia, Biologia, Comunicação, Estatística e História.

“Dedico-me há muitos anos aos cosméticos e ao que lhes está associado, e um dia o meu avô lançou-me o desafio de materializar algum do meu conhecimento sobre esta matéria num livro”

Na Breve História da Cosmética, Joana Nobre partilha o seu conhecimento em ciência, comunicação e marketing, oferecendo aos leitores uma breve viagem sobre esta indústria, com uma seleção dos melhores momentos desde a Antiguidade até aos tempos atuais.

“O objetivo era oferecer um conteúdo premium, relevante e desconhecido a todas as pessoas que gostam de cosmética e de história. No fundo, aumentar a literacia na área da cosmética. Há muito poucas pessoas a falar deste tema no mundo”, partilha.

Curiosidade

A capa do livro foi gerada por Inteligência Artificial, assim como o vídeo do teaser e outros elementos do site, através de programação feita pelo marido, Luís Clara Gomes, que é engenheiro de telemática. Ana Abreu e Tiago Narciso, do Humana Studio, foram responsáveis pelo design e as ilustrações. "Eu tento ser original em tudo o que faço. Gosto mesmo de fazer coisas que nunca foram feitas. Não para ser a primeira, mas para poder transmitir conhecimento fresco. Nada melhor que ilustrar um livro sobre História da Cosmética com o futuro da mesma. Adoro este contraste!"

Neste livro encontramos “factos mais relacionados com ingredientes e formulação, outros mais direcionados ao marketing e à comunicação das marcas, enfim, uma panóplia rica e diversificada que eu espero que empolgue os leitores”. Mas não se pense que este é um livro apenas sobre cosmética na sua vertente mais científica. Há histórias surpreendentes, até mesmo engraçadas pela estranheza e excentricidade de alguns temas.

Não querendo fazer spoiler, destacamos os banhos de vinho de Cleópatra e o seu batom de formigas; o glitter de besouros usado no Antigo Egito; a máscara de chumbo e o desmaquilhante à base de mercúrio da Rainha Isabel I de Inglaterra; o facto de Churchill ter considerado o batom vermelho como um bem de primeira necessidade durante a segunda guerra mundial; entre tantos outros.

Com design e ilustrações do Humana Studio, o livro está disponível em ebook, mas não só. Apaixonada por rádio, podcasts e audiobooks, Joana Nobre também disponibilizou o livro em audiobook, narrado em oitenta e sete minutos pela própria. "Não há nada mais acolhedor que uma voz que nos embala, nos informa, nos entretém… Para além disso, está provado que os Audiobooks têm um impacto verdadeiramente positivo na saúde mental, e funcionam como uma companhia”.

Encontra as duas versões do livro no site Crème de La Crème, onde poderá descarregar a versão ebook de forma gratuita. "Há uns meses, tive a ideia de oferecer este livro como presente de Natal a todas as pessoas que me seguem e das quais recebo tanto carinho diariamente. 2022 foi o ano mais generoso que vivi em termos profissionais. Sei que é um privilégio poder partilhar todo este trabalho gratuitamente, mas se tenho vontade e possibilidade - e é só isso que importa - faço-o!"

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