Mette-Marit Høiby nasceu plebeia, no seio de uma família "comum", e foi mãe solteira antes de casar com o príncipe da Noruega. A princesa cresceu em Kristiansand, no Sul do país, e passou muitos fins de semana e feriados no vale do Setesdal, à beira-mar, onde aprendeu a velejar.
Líder nata e desportista, durante a juventude foi chefe de claque do clube Slettheia e jogou voleibol, tornando-se, mais tarde, treinadora da modalidade. Paralelamente aos seus estudos, trabalhou como empregada de mesa, modelo, na colheita de morangos e como aprendiz de jornalista. Mais tarde, em 2012, já como princesa da Noruega, tirou um mestrado em Gestão Executiva.
Foi no final dos anos 90, no Festival Quart, o maior festival de rock da Noruega, que conheceu o seu futuro marido, a quem foi apresentada por amigos em comum. O casamento ocorreu na Catedral de Oslo, a 25 de agosto de 2001, e a aliança que Haakon lhe ofereceu foi a mesma que seu avô, Olavo V, e seu pai, Haroldo V, deram às suas futuras esposas. Duas décadas de alegria depois, o casal teve dois filhos, a princesa Ingrid, primeira herdeira feminina ao trono da Noruega, e o príncipe Sverre.
Em 2001, o príncipe e a princesa criaram um fundo humanitário que tem como objetivo apoiar projetos de bem-estar, educação e saúde para crianças e jovens na Noruega e no exterior. Além disso, a princesa herdeira está ativamente envolvida no trabalho relacionado com o HIV/AIDS. Em abril de 2006, Mette-Marit tornou-se representante especial da UNAIDS, o projeto das Nações Unidas sobre o tema.
No seu papel de princesa herdeira, defende ainda projetos humanitários e de arte, além de realizar viagens oficiais em representação do país.
A Princesa Mette-Marit, uma Beleza tipicamente nórdica, tem uma classe e elegância que não deixam ninguém indiferente. Com o seu cabelo loiro luminoso e olhos azuis hipnotizantes, o segredo para o seu brilho natural é a simplicidade. Na maquilhagem, a máscara de pestanas e o gloss rosado são uma presença assídua nos seus visuais.
Comentários