Um pequeno passo para o mundo da Beleza, um grande passo para a inclusão.
Campanha "Fazer Bonito"Douglas
Hoje, dia 1 de março, celebra-se o Dia da Discriminação Zero. A data foi criada com o intuito de combater a desigualdade social e a discriminação contra indivíduos e grupos.
A mensagem por trás deste dia é a sensibilização para a salvaguarda dos direitos humanos de forma igual para todas as pessoas, independentemente do seu género, idade, credo, orientação sexual, doença, deficiência, etnia e/ou nacionalidade. Nos últimos anos, a indústria da Beleza começou a dar os primeiros passos na direção da diversidade e nós recordamos alguns eventos-chave que marcaram esta transição.
A Perfumaria Douglas lançou em 2021 a campanha "Let's do Beautiful", com o intuito de transformar o significado de Beleza. Um conceito aberto e diversificado, que vê para além do que é bonito ao olho nu, como os nossos valores e ações enquanto seres humanos. Mais do que “ser bonito”, é importante “fazer bonito”.
Beleza não convencionalModelo com síndrome de Down em campanha digital da Gucci BeautyEllie Goldsteincréditos: @guccibeauty
Numa campanha de beleza intitulada “Unconventional Beauty” (em português “Beleza não convencional”), a Gucci celebrou a diversidade, a inclusão e a aceitação corporal. Uma das imagens mais icónicas e mais populares da marca foi a de uma modelo com Síndrome de Down, Ellie Goldstein, a mostrar a máscara de pestanas Mascara L'Obscur. Recentemente, a Victoria's Secret seguiu as mesmas pegadas ao escolher pela primeira vez uma modelo com Síndrome de Down, Sofía Jirau.
As toalhas dos portuguesesDia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade
A Torres Novas, marca portuguesa de têxteis de banho, relançou-se em 2020 procurando manter um equilíbrio entre a oferta de produtos de qualidade e o design, que sempre definiram a sua imagem, com as necessidades do consumidor de hoje. Com o intuito de criar produtos que atravessam gerações, é isso que assistimos na sua campanha com modelos onde a idade não é um entrave.
As cinquenta sombras de baseDia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidadecréditos: @fentybeauty
Em 2017, a marca de maquilhagem de Rihanna, Fenty Beauty, chocou o mundo ao lançar uma linha que abraçou verdadeiramente o termo de inclusividade. A base, desenhada em 40 tons diferentes, cumpriu o seu objetivo: uma extensão de cores capaz de criar o match perfeito com (quase) qualquer consumidor. Desde então, já expandiu para 50 tons. Além disto, apoia o fundo da NAACP Legal Defense & Education Funs, parceira oficial do movimento Black Lives Matter.
De volta à ribaltaDia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidadeIsabella Rossellinicréditos: @isabellarossellini
Isabella Rossellini assinou um contrato com a Lancôme, passando a ser imagem da marca durante 14 anos, o que a tornou uma das modelos mais bem pagas do mundo. Aos 42, foi despedida por já não ser o rosto ideal, acrescentando que “Está grata, Isabella. Tens sorte de ter durado tanto na indústria”, como contou em entrevista à New York Magazine. Em 2018, com 66 anos, a marca voltou a contactá-la para uma campanha cujo objetivo era quebrar o padrão de que a Beleza tem prazo de validade.
Makeup-Activism!
As coleções Viva Glam surgiram em 1994, com o objetivo de criar uma coleção-cápsula de batons e glosses em parceria com celebridades, para consciencializar sobre o HIV/AIDS. Em 2019, após conseguir o marco de meio milhão de dólares, a empresa MAC Cosmetics decidiu expandir o fundo para apoiar direitos iguais para as mulheres e as comunidades LGBTQ.
Mulheres reais
Com a mensagem “A beleza é para toda a gente”, a Dove lançou a campanha 'Dove Real Beauty Pledge', para convidar as mulheres a perceberem o seu próprio potencial e a combaterem as imagens pouco representativas das quais são alvo diariamente.
Tamanho únicoDia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidadePatrick Starrrcréditos: @onesize
Patrick Starrr, influencer e makeup artist, lançou uma coleção de maquilhagem em 2020, com o nome ONE/SIZE. Esta gama nasceu com o propósito de quebrar tabus, rótulos e limites, provando que a Beleza não é um padrão ou um conceito pré-concebido, mas sim infinita, e existe em cada canto e em cada indivíduo.
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