Hoje, dia 1 de março, celebra-se o Dia da Discriminação Zero. A data foi criada com o intuito de combater a desigualdade social e a discriminação contra indivíduos e grupos.

A mensagem por trás deste dia é a sensibilização para a salvaguarda dos direitos humanos de forma igual para todas as pessoas, independentemente do seu género, idade, credo, orientação sexual, doença, deficiência, etnia e/ou nacionalidade. Nos últimos anos, a indústria da Beleza começou a dar os primeiros passos na direção da diversidade e nós recordamos alguns eventos-chave que marcaram esta transição.

Webinar "Fazer Bonito": participe nesta iniciativa Douglas x Miranda
Webinar "Fazer Bonito": participe nesta iniciativa Douglas x Miranda
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“Fazer bonito”

A Perfumaria Douglas lançou em 2021 a campanha "Let's do Beautiful", com o intuito de transformar o significado de Beleza. Um conceito aberto e diversificado, que vê para além do que é bonito ao olho nu, como os nossos valores e ações enquanto seres humanos. Mais do que “ser bonito”, é importante “fazer bonito”.

Beleza não convencional

Modelo com síndrome de Down em campanha digital da Gucci Beauty
Modelo com síndrome de Down em campanha digital da Gucci Beauty Ellie Goldstein créditos: @guccibeauty

Numa campanha de beleza intitulada “Unconventional Beauty” (em português “Beleza não convencional”), a Gucci celebrou a diversidade, a inclusão e a aceitação corporal. Uma das imagens mais icónicas e mais populares da marca foi a de uma modelo com Síndrome de Down, Ellie Goldstein, a mostrar a máscara de pestanas Mascara L'Obscur. Recentemente, a Victoria's Secret seguiu as mesmas pegadas ao escolher pela primeira vez uma modelo com Síndrome de Down, Sofía Jirau.

As toalhas dos portugueses

Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade
Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade

A Torres Novas, marca portuguesa de têxteis de banho, relançou-se em 2020 procurando manter um equilíbrio entre a oferta de produtos de qualidade e o design, que sempre definiram a sua imagem, com as necessidades do consumidor de hoje. Com o intuito de criar produtos que atravessam gerações, é isso que assistimos na sua campanha com modelos onde a idade não é um entrave.

As cinquenta sombras de base

Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade
Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade créditos: @fentybeauty

Em 2017, a marca de maquilhagem de Rihanna, Fenty Beauty, chocou o mundo ao lançar uma linha que abraçou verdadeiramente o termo de inclusividade. A base, desenhada em 40 tons diferentes, cumpriu o seu objetivo: uma extensão de cores capaz de criar o match perfeito com (quase) qualquer consumidor. Desde então, já expandiu para 50 tons. Além disto, apoia o fundo da NAACP Legal Defense & Education Funs, parceira oficial do movimento Black Lives Matter.

De volta à ribalta

Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade
Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade Isabella Rossellini créditos: @isabellarossellini

Isabella Rossellini assinou um contrato com a Lancôme, passando a ser imagem da marca durante 14 anos, o que a tornou uma das modelos mais bem pagas do mundo. Aos 42, foi despedida por já não ser o rosto ideal, acrescentando que “Está grata, Isabella. Tens sorte de ter durado tanto na indústria”, como contou em entrevista à New York Magazine. Em 2018, com 66 anos, a marca voltou a contactá-la para uma campanha cujo objetivo era quebrar o padrão de que a Beleza tem prazo de validade.

Makeup-Activism!

As coleções Viva Glam surgiram em 1994, com o objetivo de criar uma coleção-cápsula de batons e glosses em parceria com celebridades, para consciencializar sobre o HIV/AIDS. Em 2019, após conseguir o marco de meio milhão de dólares, a empresa MAC Cosmetics decidiu expandir o fundo para apoiar direitos iguais para as mulheres e as comunidades LGBTQ.

Mulheres reais

Com a mensagem “A beleza é para toda a gente”, a Dove lançou a campanha 'Dove Real Beauty Pledge', para convidar as mulheres a perceberem o seu próprio potencial e a combaterem as imagens pouco representativas das quais são alvo diariamente.

Tamanho único

Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade
Dia da Discriminação Zero: 8 campanhas de Beleza icónicas pró-diversidade Patrick Starrr créditos: @onesize

Patrick Starrr, influencer e makeup artist, lançou uma coleção de maquilhagem em 2020, com o nome ONE/SIZE. Esta gama nasceu com o propósito de quebrar tabus, rótulos e limites, provando que a Beleza não é um padrão ou um conceito pré-concebido, mas sim infinita, e existe em cada canto e em cada indivíduo.