Há uma linha que separa o que vemos na tela do nosso telemóvel daquilo que essa mesma coisa é na realidade. O lado b da vida instagramável acompanha-nos todos os dias e, não tão raramente, nos esquecemos dele. É fácil passar horas perdidos no feed, estabelecendo comparações com imagens que são perfeitas demais para serem verdade - e é porque o são. Foi com este pensamento em mente que Diana, uma nova iorquina de 29 anos, criou a @s0cialmediavsreality, uma página no Instagram que expõe "o mundo falso das redes sociais". Um pouco à semelhança do que a @diet_prada faz ao expor o verdadeiro enredo do mundo da Moda, esta conta mostra que as características físicas às quais constantemente nos comparamos são muito diferentes do que vemos no Instagram.

Sem querer ser hater ou atacar ninguém, Diana explicou à Paper que, tendo sofrido de um distúrbio alimentar, consegue perceber como as imagens editadas dos corpos das celebridades podem afectar a autoestima da camada mais jovem da população que acredita que são as únicas com celulite e começa a apontar defeitos no seu corpo de cada vez que vê mais uma fotografia que não sabe ser photoshopada. "O principal objectivo é mostrar que estas pessoas não são deuses, têm acne, têm rugas, têm celulite - não são perfeitos. Ninguém o é."

A conta mostra imagens de celebridades e influencers antes e depois de cirurgias estéticas, fotografias que se apoiam em claras manobras de edição e como os ângulos com os quais as pessoas são fotografadas fazem TODA a diferença. Diana contou também que já muitas foram as celebridades que a bloquearam das duas contas (olá, família Kardashian), para além das inúmeras mensagens a desmentir o óbvio. "Não quero envergonhar ou odiar ninguém", explica. "Só quero mostrar às pessoas mais novas, especialmente os adolescentes, que a Kylie tem acne ou a Kendall tem borbulhas e isso é normal. Não é feio, é normal. Porque eles acham que isso é um defeito. Que ter uma borbulha é uma coisa enorme e terrível. Um problema gigante." Com mais de 100 mil seguidores, temos a certeza que a mensagem estará a ser passada.