Talvez nunca tenha parado para pensar nisso, mas o soutien tem um papel (muito) importante na nossa vida, na história da mulher. Até a decisão de o usar ou não, é tema de conversa com pano para mangas. Almofadado, sem aros, sem copa, push up, triangular, cai cai, de algodão ou renda, todo um mundo por descobrir, onde está inserido o preciso soutien de desporto. Quando praticamos exercício, tornar-se ainda mais importante encontrar uma peça que nos deixe confortável. O que nem sempre se avista uma tarefa fácil, entre modelos e tamanhos, the struggle is real. Para que nunca mais compre um soutien desportivo demasiado justo ou demasiado laço, a equipa Dama de Copas diz-lhe como encontrar o par perfeito para si.

O que é que uma mulher deve procurar num soutien, assim como num soutien de desporto?

A função do soutien é sustentar e proteger o peito. Para que o possa fazer, é importante que o tamanho de costas (banda lateral) e de copa sejam os corretos e que respeitem as nossas características. Num soutien desportivo, a sustentação torna-se indispensável. Isto não só por uma questão de conforto, mas também pela preservação do tecido mamário. Se o peito não estiver devidamente sustentado, com os movimentos fortes e repetitivos habituais na prática de desporto, os ligamentos de Cooper que se encontram na base da mama são esticados até ao limite, podendo partir. O resulto é um peito caído, flácido e com pouca densidade.

Ao comprar um soutien devemos ter atenção, principalmente, a duas coisas:
  •  A banda lateral é a responsável por 70% da sustentação da mama, pelo que deve estar ajustada ao nosso tamanho de costas. A maioria das mulheres usa um soutien demasiado largo, acabando por ser a cervical e os ombros a sustentar o peito, o que pode causar dores nas costas, má postura e vincos nos ombros (por apertarem demasiado as alças na tentativa infrutífera de elevar e sustentar mais a mama). Se a banda lateral sobe nas costas em vez de estar alinhada, na horizontal com a base da mama, é sinal de que está larga e que deve procurar um (ou mais) tamanho abaixo.
  • Os aros não devem tocar no tecido mamário. A copa deve abraçar toda a base da mama, desde a axila até ao esterno. Se os aros pressionam a mama ou parte da mama sai da copa, tanto na frente como na lateral, é sinal de que a copa é pequena e que deve procurar um (ou mais) tamanho acima. Para além disso, e mesmo em soutiens mais decotados, a parte central do soutien (entre as copas) deve estar encostada ao nosso esterno e não afastada do corpo/em cima da mama.
  • No que toca ao soutien desportivo, é importante garantir que o peito não fica esmagado e pressionado contra a caixa torácica e, claro, que os movimentos são atenuados. O ideal são soutiens desportivos que criem um efeito cápsula, envolvendo a mama e prendendo-a no lugar, respeitando o seu formato.

Que modelos de soutien de desporto existem? 

Há duas categorias diferentes: tops de desporto (os mais usados, erradamente, pelas mulheres) e soutiens de desporto. Um soutien de desporto mantém as características de um soutien de dia a dia, mas com mais sustentação. Ou seja, tamanho de costas e tamanho de copa, podendo ter ou não aros. Um top desportivo é, como o nome indica, um top elástico que comprime ligeiramente a mama.

Como perceber qual o modelo que melhor se ajusta ao nosso peito?
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Para peito pequeno e na prática de desporto de baixo impacto (pilates ou yoga), usar um top de desporto pode ser suficiente para impedir o movimento da mama. No caso de peito médio e grande, é essencial o uso de um soutien desportivo adequado ao tamanho e características do peito, assim como ao tipo de desporto para o qual será usado (baixo ou alto impacto).

O melhor modelo para cada mulher dependerá do tamanho e formato do peito, assim como do desporto que é praticado. Para garantir a sustentação e o conforto, seguem-se as mesmas regras relativamente ao tamanho de costas e de copa faladas anteriormente. Com o tamanho certo e seguindo as indicações acima (tipo de modelo vs tamanho do peito / tipo de desporto) conseguimos chegar ao melhor modelo para cada mulher.

Um bom truque sugerido pela equipa Dama de Copas, é saltar com o soutien desportivo no provador, para confirmar que o peito não se move e que não há qualquer dor ou desconforto.

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