Mercúrio está retrógrado. É verdade, está confirmado, até ao dia 1 de agosto vamos ter de lidar com electrodomésticos avariados, estamos proibidas de assinar um contrato e também não vale a pena chatear-se com ninguém porque no fundo foi só uma falha de comunicação. Estas são as primeiras coisas em que pensamos mal ouvimos "Mercúrio está retrógrado", mas há mais sobre a órbita deste planeta do que conceitos populares ou uma boa desculpa que usamos para culpar tudo aquilo que dá errado este mês.

Por estar mais próximo do sol, a órbita de Mercúrio é mais pequena e rápida do que a da Terra - quando ela apanha a 'passada' do nosso planeta cria a ilusão de que está a retroceder, mas, na verdade, "Mercúrio está só mais lento", faz questão de começar por frisar Isabel Chen, astróloga, acabando assim com a primeira ideia pré-formatada (e errada) sobre este acontecimento.

Mas vamos conhecer a 'peça' para saber com quem estamos a lidar. Regente dos signos de Gémeos e Virgem, Mercúrio está associado às atividades mentais, comunicação interna e externa e perfeccionismo. Quando Mercúrio está retrógrado, o seu efeito começa a sentir-se uma ou duas semanas antes da data - lembra-se do Instagram e WhatsApp terem falhado a meio da semana passada (como esquecer?!)? Pois é, segundo Isabel pode já ter sido obra da nova fase de Mercúrio - "e ele está cheio de força, acrescenta (#medo). A primeira retrogradação do ano foi em março quando também aconteceu um bug no Instagram, Facebook e WhatsApp no dia 13 daquele mês...

"Sabe quando está a fazer alguma coisa e tem a sensação de que não está bem, então volta atrás para confirmar? É mais ou menos esse o efeito de Mercúrio retrógrado", explica Isabel quando lhe pedimos para 'trocar por miúdos' o que a Astrologia diz  de forma muuuuito mais complicada. Outros 'sintomas' comuns de Mercúrio retrógrado incluem "comunicação distorcida", "tudo o que é informática está super lenta" e ainda "reencontros que não foram organizados" (ex à vista!). Mas "convém ver em que casa e signo é que Mercúrio está posicionado no seu mapa", aconselha Isabel, porque só aí terá a big picture do que a espera durante estes próximos tempos.

Para a astróloga, esta é uma altura para "parar, olhar para o que aconteceu, analisar e resolver o assunto". Não vale a pena atirarmos a poeira para debaixo do tapete, porque ela não vai ficar por lá.

Apesar de Mercúrio ter 'má fama', Isabel gosta de olhar para este acontecimento como uma onda energética de purificação e renascimento, um momento em que desaceleramos e fazemos um check-up à nossa forma de viver, auscultamos os nossos sentimos e emoções e damos rumo a velhos ou novos objetivos.

"Os padrões antigos que existem estão todos a pedir para serem alterados para uma liberdade maior. Aproveitem esta onda para analisar o que temos pendente e a pesar-nos."

#Astrologia: qual é o seu look de assinatura de acordo com o seu signo
#Astrologia: qual é o seu look de assinatura de acordo com o seu signo
Ver artigo

Vamos fazer as pazes com Mercúrio retrógrado? É que, afinal, ele só quer o nosso bem - mesmo que ele seja como um daqueles amigos brutos e sinceros, muito mais a favor de empurrões do que palmadinhas nas costas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.