Sem nunca acreditar que pudesse fazer da sua paixão pela moda uma profissão em Portugal, Tânia Sitoe licenciou-se em Turismo. Mas queria o destino que, na sua primeira viagem sozinha a Paris, na Semana da Moda, Tânia percebesse que tinha deixado para trás o mundo que sempre gostou.

Foi então que, em 2013, se especializou em Consultoria de Imagem na Blossom Image Consulting, em Lisboa. Mais tarde, seguiu-se uma série de formações de moda e gestão de marcas em Lisboa, Londres e São Paulo, no Brasil. Agora, já conta com uma comunidade de cinco mil seguidores no Instagram, com quem partilha tudo sobre moda e Beleza.

Através da sua página, Tânia tem a missão de ajudar outras mulheres a encontrarem a sua própria imagem e de lhes devolver a auto-estima que, por vezes, se vai perdendo. “O conceito de Beleza está associado a padrões, que felizmente têm perdido espaço na sociedade. Para mim, a auto-estima é uma escolha. Cada mulher tem o poder de escolher gostar de si própria, de olhar com amor, cuidar, valorizar-se a si mesma e não esperar que isso venha de fora. Essa mudança de foco e perspetiva é o fio condutor do meu trabalho como consultora de imagem, e sinto que tem um efeito muito positivo nas minhas clientes e, sinceramente, em mim também”, confessou.

Pelo feed encontramos as suas melhores dicas e conselhos sobre o que vestir e calçar, skincare, como combinar os acessórios consoante a cor da pele, e como conjugar a roupa com a maquilhagem. Mas muito mais do que unir a moda à Beleza, Tânia aborda questões de self-love e a importância de cuidarmos de nós próprios.

#MustFollow: Pele de Pêssego, a página que nos ajuda a cuidar da nossa pele (e não só)
#MustFollow: Pele de Pêssego, a página que nos ajuda a cuidar da nossa pele (e não só)
Ver artigo

“O autocuidado é o que nos mantém em equilíbrio connosco, com as nossas próprias necessidades. É dizer ‘Eu também importo!’, é cuidarmos da nossa saúde, do nosso corpo, da nossa imagem, dos nossos relacionamentos e do relacionamento mais importante que é connosco mesmas”. Acrescenta ainda: “A Consultoria de Imagem é um trabalho de dentro para fora, onde vamos alinhar a essência à técnica, de uma forma subtil e com a leveza necessária para não ser um esforço, mas sim uma redescoberta”.

Para além dos conteúdos que partilha na sua página, Tânia também ajuda mulheres a desenvolverem o seu estilo, por forma a gostarem da sua própria imagem, através de consultorias em formato online e presencial. Numa primeira fase, Tânia fica a conhecer a cliente e as suas dúvidas, desejos e inseguranças. Na segunda etapa, há um processo de renovação e reutilização das peças do armário, para que, na fase final, a cliente possa “comprar apenas o necessário, aquilo que realmente vai usar e que por vezes precisa, mas sobretudo que vai adorar ver em si”, explica a consultora.

Tânia é também especialista na Análise de Coloração Pessoal pelo Método Sazonal Expandido, uma técnica muito conhecida nos EUA e no Brasil, mas que em Portugal é praticamente desconhecida. “É uma técnica em que, com recurso a tecidos técnicos de várias cores, temperaturas e intensidades, eu consigo perceber que cores mais favorecem a cliente. É um conhecimento super útil para a escolha mais acertada da cor da roupa, mas também para a maquilhagem e o cabelo”.

No futuro, Tânia acredita que nada é impossível mas, para já, o foco é continuar com este projeto: "Eu adoro o que faço, e é com muita humildade que reconheço a transformação que este trabalho gera na vida das pessoas. Por isso, quantas mais pessoas eu conseguir ajudar, mais estarei a cumprir aquilo que talvez seja mesmo o meu propósito de vida: ajudar cada mulher a gostar de si mesma, a ver-se como a sua própria referência e padrão de Beleza".

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.