Do fado à música popular portuguesa, passando ainda pelo jazz e pela música popular brasileira, Carminho é uma multifacetada cantora portuguesa. Desde criança que a música está na sua vida, não fosse ela filha da fadista Teresa Siqueira, mas foi só aos 22 anos, depois de uma viagem pelo mundo, que decidiu arriscar na carreira musical. O disco de estreia, "Fado", recebeu o prémio de melhor álbum de 2011 pela revista britânica 'Songlines'.
Em 2012, o segundo álbum, “Alma”, alcançou o primeiro lugar de vendas em Portugal, sendo tocado um pouco por todo o mundo. Em 2013, Carminho afirmou-se como uma das mais internacionais artistas portuguesas, sendo também distinguida em território nacional com um Globo de Ouro e o Prémio Carlos Paredes, e vendo ambos os seus álbuns atingirem a marca da dupla platina.
Para além destes álbuns, Carminho conta ainda com os trabalhos discográficos "Canto" e "Maria". Em 2021 lançou um dueto com Bárbara Bandeira, "Onde Vais" que alcançou o estatuto de single de platina. E em 2023 lançou "Portuguesa", o sexto disco da cantora. Em 2024, a banda sonora do filme "Pobres Criaturas" foi nomeada para os Óscares e contou com "O Quarto", interpretado por Carminho, que tem uma participação no filme, a cantar e a tocar guitarra portuguesa.
No universo da Beleza, Carminho é fã do cabelo ora comprido, ora curto, mantendo-o sempre, visivelmente, bem hidratado e cuidado, em cima e fora do palco.
Já na maquilhagem, é habitual vermos a cantora com uma pele simples e natural, mas sempre com um toque de iluminador. Nos olhos, a máscara de pestanas e a sombra estão sempre presentes. Por fim, nos lábios, as opções costumam ser apenas duas: batom nude ou vermelho e, por vezes, com um pouco de gloss.
Comentários