É um tema deveras delicado e qualquer pessoa que intervenha nele tem de ter os cuidados necessários para não criar falsas esperanças, para facilitar a adopção de regras e para contribuir positivamente na saúde de cada pessoa, sendo verdadeiro. É e tem de ser este o propósito de qualquer nutricionista envolvido numa equipa multidisciplinar para cuidar de pessoas com esta patologia.

#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
Ver artigo

Geralmente, quando falamos de alimentação, falamos sempre na optimização da saúde, de nos tornarmos mais saudáveis, de prevenirmos doenças. No que respeita à alimentação e ao cancro, temos sempre em mente este propósito, mas é deveras importante ter o tacto e a abordagem correcta para credibilizar o conhecimento que passamos e dar a motivação e esperança na dose correcta, tendo sempre por base o mais recente conhecimento científico e bem documentado, para não criar expectativas que não se possam concretizar. É desafiante mas muito gratificante! Foi com este propósito que há uns três anos tive o privilégio de aprender com os melhores em Londres sobre esta temática e queria contar-vos esta pequena história.

O meu gosto pessoal por esta área foi sempre muito apurado, devido ao desafio e a obrigar a estudar para saber sempre mais e conseguir perceber os verdadeiros fundamentos das interações entre alimentos e saúde. Inscrevi-me num curso específico sobre Nutrição e Cancro no famoso Institute for Optimum Nutrition, em Londres, no que seria um curso de quatro dias intensivos. Estudei e reforcei conhecimentos cerca de um mês antes, para aproveitar ao máximo os ensinamentos.

No dia em que se inicia o curso, achei que estava superpreparado e poderia discutir de igual para igual sobre esta temática. Para surpresa minha, quando o curso terminou, percebi que nada sabia, afinal! Fiquei desolado no momento. Esta constatação com a realidade fez-me debruçar sobre este tema ainda com mais afinco e continuo a cada etapa a rever e actualizar conhecimentos sobre um tema tão impactante e intenso.

#PesoeMedida: cuidar de si escolhendo os alimentos certos
#PesoeMedida: cuidar de si escolhendo os alimentos certos
Ver artigo

Quando ouço alguém falar sobre a dinâmica e bons resultados de uma dieta anti-inflamatória na prevenção do cancro, no jejum intermitente como estratégia, no reforço de certos alimentos como o chá, cogumelos, curcuma e tantos outros, vejo com alguma preocupação a forma como estas abordagens podem influenciar a saúde de cada pessoa e os hábitos que importa verdadeiramente criar. Desengane-se quem pensa que é só por isto que tudo vai correr bem. Há que esclarecer que, na abordagem que aprendi, o comandante do processo é sempre o médico oncologista, que terá a seu lado outros especialistas e também nutricionistas, para que o conhecimento possa ser aplicado da melhor forma para cada pessoa.

Como nutricionista muito focado na perda de peso e manutenção desses resultados, procuro sempre ter uma abordagem que enriqueça a saúde e possa ajudar também na minimização do risco destas questões oncológicas, através de boas práticas alimentares. Não pode ser só perder peso pelo objetivo em si. Tem de ser muito maior esse objectivo: promover activamente a saúde de cada pessoa!

Tenho o privilégio de contribuir na saúde e evolução dos marcadores em pessoas hoje saudáveis, e em outras que, nunca tendo tido a doença, se sentem muito vivas e desfrutam dessa saúde e de um peso equilibrado. De facto, a Nutrição, área que adoro e em que trabalho diariamente há cerca de 20 anos, é muito gratificante no que respeita à interação com pessoas de todos os géneros, idades e objetivos da abordagem nutricional. É uma área que foca muito na saúde e promoção desta saúde através da adoção de corretos hábitos de vida e de corretas escolhas alimentares, que por sua vez impactam diretamente na nossa vida e na saúde da mesma. Só assim faz sentido!

Na saúde e na doença, procure guiar-se por boas e sensatas escolhas, que a(o) ajudem a desfrutar o melhor da vida, em consciência, e aprenda com o processo, dê valor ao mesmo, colha os benefícios do mesmo! A sua saúde é muito mais do que os alimentos que escolhe, mas acredite que é sempre uma boa base ter uma alimentação equilibrada e ajustada a si. Procure hoje mesmo um bom nutricionista e faça deste ano o seu!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.