Hoje proponho-vos ligar o 'descomplicómetro' do assunto dietas e sublinhar que mais do que seguir um certo tipo de dieta devemos, sim, encontrar o nosso tipo de dieta. Uma dieta que nos permita alcançar os nossos objectivos, sejam eles de peso, de saúde ou até de longevidade.

Este, sim, é o verdadeiro desafio, uma dieta - ou, como eu prefiro designar, um plano alimentar - que nos motive, nos incentive no nosso dia-a-dia com os resultados que ajuda a alcançar.

E para isto ser possível não basta ler um livro ou ler um texto online. É preciso muito mais! É necessário que quem nos oriente conheça os nossos antecedentes, os nossos hábitos diários, as nossas questões de saúde e possa apresentar soluções específicas que tornam possível os resultados rápidos mas, essencialmente, duradouros.

#PesoeMedida: o que nos faz engordar
#PesoeMedida: o que nos faz engordar
Ver artigo

Muitas vezes associam-se conceitos de vários tipos de dieta, ou até em diferentes fases do programa, mas essencialmente qualquer plano alimentar baseia-se em ajustar calorias ingeridas versus calorias despendidas.

E isto vai, sublinho, muito mais além se queremos que a dieta seja saudável e duradoura.

Não esqueça: a alimentação é como a química, as correctas combinações é que dão os resultados pretendidos.

Por onde começar? Qual a melhor dieta para mim? Será que existe a minha dieta?

A verdade é que existe! E há critérios que qualquer plano alimentar deverá sempre cumprir. Chamo a estes critérios os 3 pilares de uma dieta saudável e duradoura:

  • Fácil de implementar
  • Favorecer a sua saúde
  • Adaptada ao seu estilo de vida

De que serve a melhor das dietas se não é fácil de implementar, se esta pressupõe tantas limitações e regras que se torna praticamente impossível pô-la em prática? Há que ser simples e fácil de concretizar no seu dia-a-dia.

Mas mais do que tudo, a dieta ou plano alimentar que escolher deverá sempre favorecer a sua saúde.

Emagrecer de forma saudável

De facto existem milhares de regras para perder peso mas emagrecer de forma saudável é outra coisa e se para além de emagrecer for optimizando a sua saúde então esta será a sua dieta ideal! E isto só vale, note-se, se for adaptada ao seu estilo de vida. Se conseguir, de forma consistente, implementar o plano alimentar e - sempre importante! - quando existirem desvios saber colocar em prática alguns pequenos truques para voltar às escolhas alimentares saudáveis.

#PesoeMedida: 7 'mirandamentos' para ser mais saudável
#PesoeMedida: 7 'mirandamentos' para ser mais saudável
Ver artigo

Esta é a única forma para que a nossa escolha seja consistente e permita alcançar os resultados a longo prazo, e à medida que o tempo passa, verá que a sua saúde agradece!

Hoje em dia, ter um nutricionista é quase obrigatório para adaptar ao seu caso concreto as milhares de escolhas alimentares que temos ao dispor.

Mais do que apenas conjugar alimentos, há que conjugá-los e adaptá-los ao seu estilo de vida e no processo criar novas rotinas que vão optimizando a sua saúde.

A alimentação e os nossos hábitos de saúde são em grande parte responsáveis pela nossa longevidade e qualidade de vida. Nada há de mais precioso. Confie em especialistas e mais que tudo divirta-se a aprender as regras de uma alimentação saudável. É que mais do que saber o que não comer porque faz mal, é importante procurar encontrar os alimentos e as suas combinações. É a conjugação destes factores que vão, seguramente, permitir alcançar o seu peso ideal, adoptando medidas práticas e adaptadas para optimizar a sua saúde! Este é o segredo. Comece hoje a pô-lo em prática e seja saudável!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda