Ser saudável é o desejo de todos nós! Mas ser saudável é muito mais do que ter bons hábitos alimentares, é muito mais do que praticar exercício, é muito mais do que não estar doente.
Para a Organização Mundial de Saúde, ser saudável não é apenas a ausência da doença, mas antes um completo estado de bem-estar físico e mental.
Ser saudável é ser feliz, é ter ao nosso lado amigos e pessoas com quem realmente gostamos de partilhar a vida, é ter saúde, é gostarmos de nós próprios mantendo hábitos que nos ajudem a viver mais e melhor. E o ideal é começar hoje mesmo a mudar pequenas rotinas que, se aplicadas de forma consistente, vão acabar por converter-se em novos rituais e vão permitir-nos ser verdadeiramente mais saudáveis.
Há 'mirandamentos' - chamei-lhes assim - para sermos mais saudáveis? De facto há! Diria mesmo que há milhares de pequenos pormenores que nos fazem viver melhor e termos mais saúde.
A sugestão? Começar o quanto antes. Hoje mesmo! Aqui se seguem os mandamentos, um para cada dia da semana, para começar a praticar doravante.
- #1 - Não olhe só para as calorias As nossas escolhas alimentares são muitas vezes orientadas apenas pelo número e tipo de calorias dos diferentes alimentos que escolhemos. Mais do que calorias, verifique os ingredientes escondidos, os adoçantes, os edulcorantes, os químicos que se adicionam a certos alimentos para os fazer parecer melhor. Repare que uma bolacha com 50 calorias não será igual a uma maçã com as mesmas 50 calorias. Recomendo que escolha alimentos autênticos, sem aditivos e se possível biológicos.
- #2 - Prefira alimentos frescos, nutritivos, adaptados a si Nos dias de hoje a diversidade alimentar está no seu auge. As opções são mais do que muitas e uma escolha informada fará a diferença na sua saúde. Adopte um plano com a ajuda do seu nutricionista, colocando no cabaz alimentos 'verdadeiros', equilibrados para a fase da sua vida, e estilo da da mesma. Crie hábitos novos, mais saudáveis, que se convertam em rotinas duradouras.
- #3 - Faça exercícios ligeiros e regulares A prática regular de exercícios ligeiros acrescentará anos à sua vida. Para quem não tem tempo, há que adoptar novas estratégias: deixar o carro mais longe e andar mais a pé, subir escadas em vez de ir de elevador… a imaginação ajudará a encontrar novas alternativas. E, no exercício, não esqueça que valem mais 20 minutos durante 6 dias seguidos do que duas horas de treino intenso num só dia. Já fez a sua caminhada hoje?
- #4 - Hidrate o corpo A água é o elemento mais importante para a nossa saúde. Ingira líquidos, variados e ao longo do dia: água simples, chás, águas aromatizadas. Não esqueça que os alimentos também contêm água, especialmente os hortícolas e frutos, ainda assim 1 l a 1,5 l devem ser de ingestão obrigatória. Tenha sempre consigo uma garrafa cheia para ir monitorizado o que bebe ao longo do dia e, já agora, prefira as embalagens de vidro ou inox - esqueça o plástico.
- #5 - 15 minutos de sol por dia Já reparou que em períodos de férias, e de sol, andamos geralmente mais bem dispostos? Sabia que o sol é a nossa principal fonte de vitamina D? De facto, esta vitamina está directamente relacionada com o estado de humor e, mais importante, funciona no nosso corpo como uma hormona, sendo que alguns estudos recentes referem a sua ligação a uma menor incidência de doenças neurológicas e cancro. Aconselhe-se com o seu médico e nutricionista.
- #6 - Reduza o consumo de sal A elevada percentagem de doenças cardiovasculares está directamente relacionada com a ingestão aumentada de sal. Troque o sal por especiarias e ervas aromáticas - comece hoje já - são muito mais saborosas, nutritivas, altamente antioxidantes e protectoras da nossa saúde. Use e abuse. Os novos paladares vão agradar a toda a família e tornar esta descoberta muito mais divertida.
- #7 - Treine o seu sono Tantas vezes menosprezado, é durante o sono que o nosso corpo recupera dos “danos” do dia-a-dia. Diversas hormonas são estabilizadas e interagem com a melatonina para acalmarem o nosso sistema vivo e dinâmico. Reveja os seus hábitos, acerte os horários de sono, evite o contacto com as luzes azuis dos ecrãs de telemóvel, faça refeições ligeiras ao jantar e, por que não, crie o hábito de tomar um chá de cidreira antes de adormecer. Sentirá toda a diferença, mais dinamismo, mais vivacidade à medida que estes hábitos se tornam rotinas.
Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.
Comentários