Textura e cor alterada? Lixo!

Este costuma ser o primeiro sinal de alerta. Ao colocar o produto na palma da mão, confirme se a textura de mantém igual. Quando os protetores solares expiraram, costumam apresentar uma mais consistência aguada, apresentar aglomerados ou uma cor diferente da original. Resumindo, se não um fluído homogéneo, está na hora de o colocar no lixo.

Tire 5 segundos para sentir o aroma

Assim como a consistência e a cor, também o cheiro é indicativo de que o filtro solar já não é seguro. Espalhe um pouco nas costas das mãos e tente perceber se o aroma se mantém igual ao que se lembra. Não está? Então terá de comprar um novo.

Praia, biquíni... ação! 15 protetores solares de corpo para um bronzeado seguro
Praia, biquíni... ação! 15 protetores solares de corpo para um bronzeado seguro
Ver artigo

Esteja atenta à sua pele

Se até agora está tudo bem, há uma grande possibilidade de o seu protetor solar estar pronto a usar. Mesmo assim, esteja atenta à sua pele às primeiras utilizações. Como? Sinais como ardor, vermelhidão, sensação de repuxar ou qualquer outro indicador de irritação cutânea, remova o produto o mais rápido possível e diga-lhe "bye bye". E claro, se mesmo colocando corretamente o produto, sofreu uma queimadura solar, aí tem a resposta.

Tome nota da data de abertura

Para garantir de forma eficaz que o seu filtro solar a protegerá dos raios UVA e UVB, aponte no frasco (com caneta permanente) a data de abertura do mesmo. Assim conseguirá ter um melhor controlo do prazo de validade, tendo em conta o que é aconselhado pela marca.

Tenha atenção ao calor

Se durante muito tempo deixou o seu protetor solar em contacto com o sol - na praia ou piscina, no carro ou na casa de banho perto da janela -, é bem provável que tenha afetado a sua fórmula. Neste caso, é melhor não correr riscos e opte por comprar um novo e manter a sua pele protegida e saudável.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.