1. Não espremer. Nunca!
Sabemos que a tentação é muita. E nem sempre é fácil resistir... Mas acredite, esta é a chave para se livrar de uma borbulha o mais rápido possível. Isto porque ao fazê-lo, não só aumenta a infeção e inflamação o que prolonga o tempo de recuperação, como está a potenciar o aparecimento de uma cicatriz.
Como não queremos nem uma coisa, nem outra, mantenha as suas mãos bem afastadas do seu rosto. Para saber mais sobre o tema, leia este artigo em que contámos com a explicação de um dermatologista.
2. In loco: faça dos produtos localizados os seus melhores amigos
Aplicados diretamente (e unicamente) sobre a borbulha, estes produtos que oferecem uma solução rápida e simples. Sejam soluções secantes ou patches, devem ser aplicados na pele limpa e hidratada. Deixe atuar durante a noite e acorde sem borbulha (ou quase).
3. Trocar a fronha da almofada
Embora seja uma prática que devamos ter no dia-a-dia, assim, que surja uma ou outra borbulha devemos mudar imediatamente a fronha da nossa almofada. Esta acumula oleosidade e outras impurezas, que em contacto com o rosto conduzem ao aparecimento de acne. Nada como uma almofada limpa para uma pele perfeita e uma boa noite de sono. Aproveite e conheça todas as vantagens das fronhas de seda, neste artigo.
4. Não abusar dos ingredientes com efeito secante
Tudo na nossa pele deve ser feita com peso, conta e medida. Se na sua rotina já utiliza ingredientes específicos para controlar a oleosidade ou controlar as imperfeições - como ácido glicólico, salicílico ou niacinamida - continue a utilizar na mesma medida. O uso excessivo destes princípios ativos pode não só deixar a pele ressecada e desidratada, como sensível, com vermelhidão e ardor ou prurido. Menos é mais.
5. A maquilhagem também pode ajudar (ou não)
Quantas vezes ouviu alguém lhe dizer para não se maquilhar porque só iria piorar o acne? Acreditamos que muitas. A boa notícia é que isso é mentira, a má é que também pode ser verdade. Isto porque existem produtos de maquilhagem desenvolvidos para ajudar no combate ao acne, como por exemplo, a base Anti-Blemish Solutions da Clinique.
No entanto, existem sim, outros produtos que podem causar obstrução dos poros e, por consequência, o aparecimento de borbulhas, como é o caso de bases ou corretores com óleos na sua composição.
6. Manter o olho na alimentação e respiração
Quantas vezes comeu X alimento e na manhã seguinte foi presenteada com uma borbulha? Ou teve uma semana cheia de trabalho e correria e lá nasce uma família mesmo na zona do queixo? Pois, connosco acontece o mesmo. A fim de evitar uma nova companheira no rosto, mantenha-se afastada dos alimentos que sabe já terem causa acne antes.
O mesmo com o stress e ansiedade, pare cinco minutos todos os dias para uma pequena meditação e verá como a sua pele (e hormonas) ficarão agradecidas.
Comentários