Quando se escreve sobre Beleza, há que estar preparada para ver tudo. Produtos com carvão? Been there. Máscaras com clara de ovo? Claro que sim. Rolos faciais feitos de pedra? Experimentámos. Pasta de dentes nos seios? , não exageremos.

Pela investigação e beauty knowledge arriscamos (quase) tudo e quando nos deparámos com a informação de que os casulos do bicho-da-seda são usados na Ásia e têm uma série de benefícios para a pele, o nosso radar #Miranda disparou.

Esfoliar a pele, reduzir os pontos negros, retirar oleosidade e até atenuar rugas. São todos os resultados associados à utilização dos pequenos utensílios que se assemelham a pequenos ovos ocos.

E ainda que a ideia de esfregar algo que esteve próximo de um insecto no rosto seja quase impeditiva de pensar sequer em experimentar estes casulos, a nossa crescente obsessão por tudo o que é natural (os casulos são 100% feitos de fio de seda) consegue convencer-nos a dar-lhes uma chance.

Para que serve

Como referimos acima, há uma série de benefícios, mas o mais popular será mesmo o seu poder esfoliante. É ideal para quem tem peles oleosas ou mistas, que sejam susceptíveis a ter pontos negros e poros dilatados.

Como usar os casulos

O carvão ao serviço da Beleza: descubra os seus benefícios
O carvão ao serviço da Beleza: descubra os seus benefícios
Ver artigo

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que um casulo serve apenas para uma utilização. Por isso não se assuste se quando comprar lhe for sempre sugerido uma quantidade generosa de casulos - cada um só deve ser usado uma vez.

Para usar um casulo é necessário mergulhá-lo em água morna durante dois a três minutos. Depois, basta colocá-lo no dedo indicador (os que experimentámos adaptavam-se ao dedo de forma justa, facilitando o manuseamento) e massajar as zonas desejadas do rosto com movimentos circulares.

Veredicto

Verificámos que a esfoliação, apesar de inicialmente parecer abrasiva, acaba por ser suave, não sendo necessário aplicar demasiada pressão. No geral, foi eficaz, particularmente na zona da testa, nariz (sobretudo na zona exterior das narinas) e queixo, onde insistimos mais já que são as áreas com maior tendência à criação de pontos negros e oleosidade.

Notámos também que não é um processo que exija demasiado tempo - três ou quatro minutos deverão ser suficientes.

Onde comprar

Se nunca ouviu falar dos casulos vai ficar supreendido com a facilidade com que se encontram à venda. Em lojas asiáticas - daquelas pequeninas, de rua -, na Amazon, em sites de cosmética, e até em lojas tão comuns como a Flying Tiger.