Quer já tenha estado grávida ou não, todas sabemos que o nosso corpo sofre uma série de alterações durante o período de gestação. Mais do que nunca, devemos estar atentas a ele e por isso a hidratação surge como um dos cuidados essenciais na gravidez, quer para evitar possíveis estrias quer pela comichão sentida enquanto a barriga cresce. Não existem verdades absolutas: use um produto com o qual se sinta confortável e que note resultados - sabemos que o tema 'maternidade' é alvo de inúmeras partilhas de opiniões não solicitadas e, mais uma vez, deve deixar-se guiar pelo seu bom senso tanto quanto pelos conselhos do seu médico.
Além das alterações na pigmentação, nas unhas, cabelo, glandulares e vasculares, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia alerta para as alterações no tecido conjuntivo: "As 'temidas' estrias gravídicas (striae gravidarum) desenvolvem-se na maioria das mulheres entre o sexto e o oitavo mês de gravidez, sendo os locais mais frequentes de aparecimento, o abdómen, zonas mamárias, coxas e virilhas". Isto acontece pois durante a gravidez, e como explicam os especialistas, "assiste-se a profundas alterações imunológicas, metabólicas, endócrinas e vasculares, que tornam a pele da grávida susceptível a transformações que na grande generalidade dos casos, embora sendo normais e fisiológicas, podem gerar alguma ansiedade".
Relaxe: a indústria da cosmética está aqui para lhe dar uma mãozinha. Na lista de ingredientes dos produtos a utilizar, tenha em atenção aqueles que podem não ser benéficos, como os potencialmente alergizantes ou os que têm na sua composição retinóides, alfa hidroxiácidos, beta hidroxiácidos, hidroquinona e ácido kójico. Os procedimentos que possam irritar a pele (lasers, colorações, etc) também devem ser evitados.
Veja também outros cuidados a ter durante o seu estado de graça, aqui.
Comentários