A primeira vez que soube da existência de produtos skincare em pó, foi há cerca de 4 anos, num vídeo de compras de Beleza na Coreia do Sul no YouTube. Era pequenas caixinhas que vinham com um pó, que misturado com água se transformava numa mousse de limpeza facial. Ao ver a magia acontecer só consegui pensar "Isto é genial! Preciso de experimentar já este produto".

12 produtos de rosto anti-manchas que vão ajudar a reparar os "estragos" pós-verão
12 produtos de rosto anti-manchas que vão ajudar a reparar os "estragos" pós-verão
Ver artigo

Não muito tempo depois, fui vendo surgir um ou outro cuidados de pele em pó no mercado ocidental. E não falo de marcas asiáticas que chegaram à Europa, mas sim de marcas ocidentais que começaram a trazer esta textura para os seus produtos. É o caso da Chanel, com a sua mais recente linha de Beleza Nº1, mas a lista não fica por aqui.

O pó é maioritariamente usado em produtos de limpeza ou esfoliação facial, sendo que são misturados com um pouco de água e criam uma textura em mousse ou cremosa preparada para remover impurezas. Contudo, existem também pós que focam no tratamento, como é o caso dos pós da The Ordinary que podem podem ser misturados com sérum, loções ou cremes de rosto, para uma ação extra. Ou o Silver Powder da Mario Badescu usado para reduzir a oleosidade e impurezas e melhorar o aspecto dos pontos negros. E, claro, sem esquecer o pó de corpo da Lush, perfeito para uma noite relaxante.

Porque é que os cosméticos esfarelam? Uma especialista responde
Porque é que os cosméticos esfarelam? Uma especialista responde
Ver artigo

Esta textura tem vindo a ganhar cada vez mais fãs, especialmente por duas razões: são produtos amigos da nossa pele e do ambiente. Porquê? O primeiro porque, visto estarem em pó, não é necessário utilizar ingredientes que são necessários em líquidos de forma a conservá-los e evitar bactérias. Em segundo, são poupados litros de água na criação dos produtos em pó, sendo usadas apenas pequenas quantidades a quando da sua utilização. Será esta a próxima tendência no universo dos cuidados de pele? A Miranda aposta que sim!