Águas micelares, leites desmaquilhantes, toalhitas, sabonetes... No universo da Beleza, ninguém se pode queixar de falta de escolhas no que toca a cuidados. A parte mais difícil será perceber qual das múltiplas soluções responde melhor às necessidades da nossa pele. E isso pode ser uma tarefa para a vida toda.

Há texturas de limpeza para todos os gostos, mas - perdoem-me a imparcialidade - os meus preferidos são, sem dúvida, os que envolvem a combinação com água. Nada me dá a sensação de 'acordada' e limpa como os géis e mousses de limpeza e depois de alguns anos a tentar perceber o que melhor funciona com a minha pele sensível com tendência acneica estes são os eleitos.

As texturas de limpeza em gel são as ideias para uma limpeza mais profunda e, se tudo o que apregoam estiver correcto, são peritas em descongestionar os poros, remover células mortas, sujidades e outros poluentes, ajudam a preparar a pele para o passo seguinte e controlam o excesso de oleosidade sem deixar a pele demasiado seca ou com sensação de 'esticada' (este será um bom indicador de que este produto poderá ser demasiado forte para a sua pele e, se assim for, está na hora de dizer bye-bye). Muitas também incorporam ingredientes específicos que ajudam a acalmar a pele acneica, mas fiquem atentas para perceber se não aumentam a sensibilidade da vossa pele. A pele com tendência acneica é, regra geral mais irritável, inflamada e, claro, sensível, por isso temos de tratá-la com muito amor e carinho, deixar de lado as pressas, mantê-la limpa de forma suave e hidratá-la muito bem, sempre.

Os heróis anti-acne (existem!)
Os heróis anti-acne (existem!)
Ver artigo

No que diz respeito a limpeza, esta deve conseguir um equilíbrio delicado entre a higiene e a barreira protectora da pele. Se as suas borbulhas parecem estar cada vez mais irritadas de cada vez que lava a pele, interprete esta reação como um sinal de STOP ao produto que está a utilizar (eu sei, parte o coração deixar ir um produto que acabámos de comprar, mas quer mesmo continuar a prejudicar a sua pele?). Mais uma vez, oiça o seu corpo, esteja com atenção redobrada aos sinais e não se deixe ir em manobras de marketing ou no conselho da sua melhor amiga: a pele é sua, a escolha de como a irá cuidar também.

Estes géis e mousses são um bom ponto de partida para tentar encontrar o produto de limpeza que será o seu perfect-match. Com algumas das melhores reviews do mercado, são formulados para atender às exigências de diva da nossa pele sensível, oleosa e com acne.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda