As hashtags #nomakeup e #nofilter tornaram-se incrivelmente populares no Instagram e por um bom motivo: mostram a pele real, sem enfeites ou perfeições inalcançáveis só conseguidas ao nível do FaceTune.
Mas no que diz respeito às marcas de maquilhagem, muitas são as que não dispensam programas de edição como o Photoshop para "limpar" os rostos que exibem o resultado da aplicação dos seus produtos. Criam expectativas, provocam desejos e, acima de tudo, colocam uma pele perfeita (que, na vida real, não existe) como sinónimo de objetivo a alcançar.
Por ser tão raro o fenómeno de ver "pele real" nas publicações de marcas de maquilhagem, quando isso acontece, a internet faz pequenas revoluções. Foi o que aconteceu na última semana com a Urban Decay.
Conforme reporta a Refinery 29, a marca de maquilhagem começou a partilhar na sua conta oficial no Instagram (onde reune quase 10 milhões de seguidores) fotografias não retocadas.
Como se pode ver nas imagens, não há poros, pontos negros ou linhas de expressão ocasionais editadas ou apagadas. É simplesmente pele - real.
A foto principal deste artigo, um look criado pela maquilhadora Linda Hallberg, está repleto de comentários a aplaudir esta atitude por parte da marca. "Finalmente a beleza da realidade é revelada. Não à cirurgia plástica de Photoshop. Muito bem!", "Aprecio muito ver este tipo de fotografias. Bom trabalho", "Adoro ver pele real, não me levem a mal, cobertura total é ótima, mas eu olho para esta foto e penso: yass queen, essa pele é incrível!" são apenas alguns dos comentários deixados pelos seguidores.
Enquanto o mesmo tipo de políticas não chega às grandes campanhas de Beleza, os primeiros passos parecem estar a acontecer assim, nas redes socais. Resta saber se outras marcas se seguirão a esta.
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