Muitas pessoas incluem na sua lista de resoluções de ano novo, um estilo de vida mais saudável. Este pode passar por começar a fazer exercício físico ou praticar um desporto, uma alimentação equilibrada e até cuidar da saúde mental. O bem-estar é cada vez mais uma preocupação de muitos de nós, não apenas para viver mais, como para viver melhor. Com isto, as áreas do wellness e fitness vão-se desenvolvendo oferecendo novas e inovadoras soluções para quem procura uma melhor qualidade de vida. Tendo isto em conta, reunimos as tendências nestas áreas que vão bombar em 2025. Veja abaixo.

Melhor a qualidade do sono

Há muito que se sabe a importância de dormir bem. Um boa noite de sono é essencial para manter a saúde do nosso cérebro, coração e até pele e cabelo, ajudando a reduzir os níveis de stress e ansiedade e beneficiando a renovação celular. Contudo, confunde-se quantidade com qualidade. De nada serve dormir 8 horas por noite, se o sono não for reparador. Este é o ano de investir na sua qualidade de sono, podendo recorrer a técnicas como a meditação, aromaterapia e até utilizar gadgets que permitam controlar o mesmo. Veja mais dicas aqui.

Fui conhecer o melhor spa da Europa e é no Douro
Fui conhecer o melhor spa da Europa e é no Douro
Ver artigo

A tecnologia ao serviço da sua saúde

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a tecnologia também pode ajudar-nos a aumentar a qualidade de vida. É tudo uma questão de saber como usá-la. Cada vez mais surgem gadgets dedicados à área do bem-estar, estes podem fornecer-nos dados métricos, como a frequência cardíaca, nível de oxigénio no sangue, temperatura corporal e monotoriza o sono, que nos ajuda a perceber aquilo que o nosso corpo está a pedir. Pode fazê-lo com dispositivos domésticos como os smart watches, o Oura Ring, entre outros. Mas existem também programas mais complexos realizados em spas ou clínicas como o Wellness Screening ou o biohacking. Nesta categoria estão ainda inseridas as apps e aparelhos que ajudam a fazer exercício físico em casa.

Nutrição personalizada

Quando ouvimos a amiga ou a prima dizer que perdeu 5 quilos num mês, muitas de nós perguntam: "Que dieta fizeste? Vou fazer igual!". Há muito que nutricionistas e médicos alertam que cada organismo é um organismo e nem tudo funciona para todos. Este novo ano promete ser o ano em que esta máxima se fará valer.

A nutrição personalizada foca-se na individualização da alimentação e nos hábitos dietéticos, tendo por base as necessidades específicas de cada pessoa. Ao contrário de dietas padronizadas, esta abordagem considera vários fatores individuais como a genética, estilo de vida, microbioma intestinal, doenças ou patologias existentes, preferências alimentares e objetivos pessoais. Só a partir destes dados é que é feito um plano altamente personalizado que, para além da melhoria da saúde no geral, vai permitir uma maior eficácia, melhor desempenho e um controlo do peso a longo prazo.

Terapia de Luz Vermelha: a crioterapia

A crioterapia ganhou um papel de destaque no mundo wellness, trata-se de uma técnica terapêutica que utiliza temperaturas extremamente baixas para tratar diversas condições físicas, promover o bem- estar e acelerar a recuperação muscular. Depois dos banhos gelados e das câmaras hiperbáricas, os tratamentos com Terapia de Luz Vermelha serão a grande tendência para 2025, que através da aceleração da reparação e regeneração celular trazem inúmeros benefícios para o seu organismo e ainda melhoram a qualidade da sua pele. Saiba mais aqui.

Reduzir o consumo de álcool

Embora já exista há décadas, o "Dry January" (em português, "Janeiro Seco") está a tornar-se uma prática cada vez mais comum na Europa e Estados Unidos. Trata-se de uma campanha que pede à população para não consumir álcool durante o mês de janeiro, não apenas por vir no seguimento da época de festas, mas também destacando os malefícios deste no nosso organismo. O que se pretende para este 2025 é que cada vez mais pessoas reduzam o consumo de bebidas alcoólicas durante todo o ano e, assim, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e cancro, melhorar a saúde do fígado e do cérebro, ajuda a melhorar a qualidade do sono, entre muitos outros benefícios.