Após uma gravidez e um parto o corpo de cada mulher está diferente do corpo que conhecia até então, e a própria mulher vive uma fase de grande transformação interna. Estes são fatores que vão naturalmente modificar a forma como sente e vive a sua sexualidade.

É comum e natural nas primeiras semanas a meses após o parto sentir alguma secura vaginal, diminuição da lubrificação e uma maior sensibilidade geral de toda a região ou especificamente na zona de uma possível cicatriz.

#MamãseBebés: está grávida e não tem motivação para fazer exercício? As dicas de uma profissional
#MamãseBebés: está grávida e não tem motivação para fazer exercício? As dicas de uma profissional
Ver artigo

Estas diferenças devem ser acolhidas e consideradas na vivência da sexualidade, de forma a aumentar o conforto da mulher, em casal e se necessário em conjunto com uma fisioterapeuta pélvica e/ou de um médico especialista.

Saiba que é normal precisar de um tempo de ajustamento para reencontrar o conforto e a adaptação ao seu corpo de pós-parto na intimidade. A sexualidade pode ser vivida de muitas formas e o período após o parto pode até significar uma oportunidade para explorar novas formas de intimidade sexual que permitam esse tempo de ajustamento.

Por favor, lembre-se que alterações mais significativas, intensas e/ou mantidas por um maior período de tempo após o parto, como desconforto e dor durante e após a relação não devem ser normalizadas. Estas alterações que impactam no seu bem-estar devem ser valorizadas e acompanhadas por profissionais de forma cuidada e atenta, para que possam ser resolvidas. Fale com a sua fisioterapeuta ou médico assistente!

Inês Guimarães é fisioterapeuta especializada na Saúde da Mulher e em Exercício na Gravidez e Pós Parto. Trabalho no Centro do Bebé onde acompanha mulheres em todas as etapas da Perinatalidade.