Há muito que são conhecidos os benefícios da meditação para a nossa saúde mental e física. Contudo, torná-la numa rotina nem sempre é tarefa fácil. É preciso vontade e disposição para o fazer, o que num ritmo de vida agitado, nem sempre acontece. Mas e se tirasse cinco minutos para o fazer antes de dormir e transformasse o seu sono para melhor? Convencida? Nós explicamos.

O stress, ansiedade e uma mente hiperativa são alguns dos principais inimigos de uma boa noite de sono. Podem causar insónias e não conseguir dormir profundamente, o que faz com que acorde tão ou mais cansada do que como se deitou. Para terminar com este cenário e fazer com que tenha um sono duradouro e reparador, a meditação pode ser a solução.

5 dicas para quando acorda a meio da noite e não consegue adormecer
5 dicas para quando acorda a meio da noite e não consegue adormecer
Ver artigo

A meditação tem múltiplos benefícios e um deles é induzir o sono. Através da respiração controlada e o controlo do pensamento vão ajudar o corpo e mente a relaxar de forma natural e em poucos minutos. Os músculos vão descontraindo, a mente acalma e deixamos de estar hiperalertas, o ritmo cardíaco diminuí e vamo-nos sentindo cada vez mais relaxados e prontos para adormecer.

Mas o melhor é que não só ajuda a adormecer como promove uma óptima noite de sono. Isto porque, para além dos pontos mencionados acima e de diminuir o stress e ansiedade, esta prática milenar ainda aumenta a produção de melatonina, hormona que melhora a qualidade do sono.

Já tentou várias vezes e não consegue meditar sozinha? Não há problema! Clique aqui e conheça cinco apps que a vão ajudar nessa tarefa. E verá como acorda cheia de energia e pronta para enfrentar um novo dia.